Diversos estudos da área da educação constataram que alunos com ótimo desempenho na aprendizagem desfrutam de um ambiente escolar marcado pela gestão eficaz e de qualidade. A gestão pedagógica, sobretudo, tem uma influência ainda maior quando o assunto é sucesso no processo de ensino e instrução.

Mas, afinal, em que consiste o papel da gestão de pedagogia e quais os seus principais objetivos? É exatamente sobre isso que vamos conversar nesse post. Já adiantamos que uma gestão pedagógica eficiente pode solucionar muitas outras inquietações: dificuldades em integrar os alunos, seus familiares, professores e demais funcionários no espaço escolar.

Acompanhe o conteúdo até o final e entenda o que uma gestão pedagógica eficaz pode fazer por sua escola!

Qual é o papel da gestão pedagógica dentro da escola?

Para compreender bem o papel da gestão pedagógica é preciso, primeiro, compreender que ela é apenas um recorte da gestão educacional como um todo. Entenda mais sobre isso a seguir.

Gestão escolar 

Gestão escolar é um conceito relativamente novo no campo educacional. Ele ganhou força na década de 1980. Antes disso, havia nas escolas a incorporação de ideias e estratégias administrativas do campo empresarial — o que foi útil, mas não o suficiente para suprir as complexidades desse ambiente.

Em meados de 1980 houve um avanço no entendimento de que a escola em muito se diferencia de uma empresa convencional.

As instituições de ensino perceberam que elas precisavam ir além das questões estritamente administrativas e burocráticas para avançar em seus propósitos de atender aos anseios de aprendizagem e formação que a sociedade demandava e exige até os dias de hoje.

Com isso, a administração escolar passou a ganhar ares de gestão com foco na qualidade do ensino dentro de uma perspectiva socioeducacional, sem negligenciar a parte financeira, entre outros setores. 

Qual a importância da gestão pedagógica?

Como vimos, um bom trabalho de gestão busca implementar ações que objetivam a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a direção, juntamente à coordenação, deve formar uma equipe que realizará a gestão pedagógica. Essa equipe é a mola propulsora para garantir uma atividade docente de qualidade capaz de alcançar conquistas positivas no desempenho dos alunos.

A gestão pedagógica é importante porque ela atua estabelecendo diretrizes, projetos, metas e demais planejamentos. Isso ajuda o professor a direcionar o seu trabalho. Por meio do acompanhamento atento, a equipe gestora consegue identificar lacunas e implementar as melhorias desejadas.

Quais são os principais objetivos da gestão pedagógica?

O objetivo final da gestão pedagógica é garantir o sucesso escolar dos alunos. Mas para chegar a isso é preciso traçar outros objetivos por meio de planejamentos detalhados. Investir na formação do corpo docente e em matérias didáticas de qualidade são exemplos de ações que precisam ser desenvolvidas. Mobilizar recursos na realização de obras na parte física da escola também é importante.

Lembre-se de que, quando falamos de gestão, todo objetivo precisa ser acompanhado de metas e datas.

Por meio de encontros semanais ou quinzenais é possível avaliar o andamento do planejamento e o cumprimento do cronograma estabelecido. Os encontros também são ótimas oportunidades para rever projetos e refletir sobre as avaliações e resultados dos alunos.

O mesmo vale para reuniões de pais, para que acompanhem de perto o trabalho escolar.

Quais são as 4 áreas da gestão pedagógica?

Para que os objetivos sejam alcançados é fundamental centralizar os esforços em quatro áreas da gestão pedagógica. Veja quais são elas:

  • gestão de currículo;
  • gestão da ação docente;
  • gestão do patrimônio;
  • gestão de resultados.

Vamos falar sobre cada uma mais detalhadamente. Continue acompanhando!

Gestão de currículo 

Nessa área a equipe pedagógica estabelece as diretrizes curriculares da escola. Aqui é possível traçar as metodologias dos processos de aprendizagem.

Uma boa gestão de currículo pede uma avaliação do perfil e das competências dos professores e dos estudantes. Isso favorece uma elaboração coerente do projeto político-pedagógico da escola.

Powered by Rock Convert

Gestão da ação docente

Aqui é preciso investir na mobilização dos professores. É interessante que a equipe gestora promova a adesão dos docentes às metas traçadas. Cabe também um olhar atento às necessidades de formação continuada.

Gestão de patrimônio

Essa gestão centraliza os esforços no aspecto do investimento em patrimônio, como na aquisição de tecnologias, materiais diversos e equipamentos. Tudo deve ser condizente com os objetivos educacionais traçados na matriz curricular.

Gestão de resultados

É aqui que o diálogo reflexivo deve reinar! A gestão de resultados se refere às análises das avaliações, ao cumprimento das metas e do cronograma. Para que ela aconteça de forma eficiente é importante criar estratégias de avaliação tanto do trabalho docente quanto do desenvolvimento do aluno. Uma análise cuidadosa servirá de base para uma intervenção acertada.

Qual é o papel do planejamento escolar na gestão pedagógica?

Tendo entendido um pouco mais sobre a configuração da gestão pedagógica, vamos falar agora sobre o papel do planejamento escolar nesse contexto.

É por meio do planejamento que os objetivos pedagógicos serão definidos e as estratégias desenhadas. Ou seja, o planejamento escolar deve ser elaborado com critério e cuidado contendo todas informações e objetivos relevantes da instituição. O seu sucesso depende, portanto, do envolvimento de todos de forma democrática.

Você deve estar se perguntando por que a questão democrática tem a ver com a gestão pedagógica. É sobre isso que vamos conversar a partir de agora. 

Por que é importante promover a democratização do ambiente escolar?

Uma gestão escolar integral, conforme define a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394, inclui, além da parte pedagógica, os aspectos administrativos, financeiros, o planejamento, bem como a elaboração de projeto político-pedagógico. O ideal, tendo em mente a concepção de uma educação emancipadora, é que toda essa gestão conte com a participação dos sujeitos que formam a comunidade escolar.

Estamos falando de um processo coletivo e desenvolvido graças às parcerias e ao trabalho conjunto. É assim que podemos resumir a gestão democrática da educação.

Ela envolve transparência e participação de todos os sujeitos da instituição por meio de competências, autonomia e autoridade compartilhada.

A democratização da gestão favorece o exercício da cidadania de crianças, jovens e de adultos também. Além disso, ao se sentirem parte desse processo, eles tendem a vivenciar os projetos com mais vigor e empenho, e a assumir com mais propriedade os objetivos traçados nos planejamentos.

A democratização é ou não é algo muito positivo?

Por que é importante investir na comunicação? 

Quando o assunto é gestão — sobretudo sob o viés da democratização — investir em canais de comunicação e diálogo é imprescindível. Podemos dizer que é a “alma do negócio”.

Para ser eficaz, a gestão necessita de diálogo, de interlocutores. São eles que se dedicam à arte de questionar, interrogar, levantar hipóteses e buscar respostas e soluções.

No aspecto pedagógico, então, é fundamental que todas as partes envolvidas na formação do aluno acompanhem de perto esse processo com clareza e deem um feedback. O mesmo vale para as famílias durante as reuniões de pais.

A gestão pedagógica requer diálogos sinceros e objetivos.

Quais as vantagens de usar a tecnologia?

Os softwares e as demais inovações tecnológicas podem ser grandes aliadas no processo de gestão pedagógica. Os equipamentos e as mídias audiovisuais incrementam o ensino e costumam estimular os alunos a se envolverem mais nos conteúdos. Há estudos que comprovam isso.

Os programas e aplicativos de gestão também agregam vantagens facilitando aspectos burocráticos e administrativos da escola, análises e acompanhamento de indicadores. 

Como vimos ao longo deste artigo, a gestão escolar é um trabalho que envolve muitas particularidades e adversidades. Continue aprofundando sua leitura, conheça os 5 principais desafios da gestão escolar e veja como superá-los!