O currículo pedagógico norteia o processo educacional das escolas. O documento constitui um suporte comum que permite que todos os alunos adquiram o conhecimento minimamente necessário para o desenvolvimento intelectual e para o exercício de uma vida cidadã.

Além disso, ele deve contar com uma base diversificada, com temas atuais e transversais, que permitam um aprendizado relevante para todos os estudantes. O programa também precisa estar relacionado com a comunidade na qual o indivíduo está inserido e deve respeitar a sua vivência de mundo.

Continue a leitura e conheça alguns aspectos que precisam ser considerados na construção do currículo pedagógico!

Analisar novas práticas escolares

As práticas escolares estão em constante mudança, especialmente com as evoluções tecnológicas. Por isso, as instituições de ensino devem considerar as novas formas de ensino e aprendizagem, para que o ambiente escolar seja realmente significativo para os alunos.

O ensino híbrido, por exemplo, possibilita que o estudante tenha contato com a matéria fora da escola e frequente as aulas para tirar suas dúvidas. Assim, o professor torna-se um agente mediador do conhecimento. O objetivo é que o aprendizado seja dinâmico e as formas de ensino estejam cada vez mais próximas do que o jovem precisa.

Considerar as necessidades dos alunos

A construção do currículo pedagógico precisa considerar as necessidades dos alunos. Em alguns casos, a forma de avaliação deve ser revista, de maneira que seja possível analisar tanto os conhecimentos gerais quando as competências e habilidades desenvolvidas no transcorrer  das aulas.

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Outro ponto importante é estabelecer critérios para formar as turmas. Isso ajuda a favorecer o aprendizado de todos os estudantes, além de deixar as aulas mais dinâmicas e interessantes, melhorando a qualidade da aprendizagem coletiva.

O trabalho em grupo também é uma forma de estimular a sociabilização e a cooperação entre os estudantes. Assim, eles desenvolvem mais responsabilidade e espírito de equipe. Porém, para que todos possam participar ativamente do trabalho, cabe ao educador propor atividades desafiadoras e que demandem a participação de todos.

Introduzir a tecnologia no ensino

tecnologia já está presente na vida das crianças e dos jovens praticamente desde o nascimento. Apenas copiar o conteúdo da lousa não é atraente para esses alunos. Por isso, inserir ferramentas tecnológicas na sala de aula é importante para estimular a estudar as matérias, melhorando as experiências de aprendizagem.

Equipamentos simples, como um tablet, podem ser usados para realizar avaliações online e proporcionar uma maior interação do aluno. Os resultados podem ser obtidos de forma automatizada e, assim, o professor pode entender melhor o rendimento da turma.

A tecnologia também é capaz de modificar o currículo pedagógico por meio da inserção de novos assuntos na sala de aula, como é o caso da programação. Hoje, é fundamental que os jovens tenham esse conhecimento e saibam aplicá-lo na prática.

O currículo pedagógico não é estático e pode ser flexibilizado de acordo com as necessidades da escola e dos alunos. É necessário respeitar os interesses, as aptidões e as características culturais de cada estudante. O importante é que o processo de produção do conhecimento seja acolhedor e inclusivo.

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