Muito tem se falado sobre o marketing educacional para as escolas: ferramentas, estratégias, aplicações. E nada disso é por acaso. Hoje em dia, com o mercado deixando claro que o ensino ainda tem espaço para poder crescer nos próximos anos — sobretudo em áreas como ensino de idiomas e EAD — o público tem se diversificado de maneira consistente.
Isso significa que ainda existem muitas técnicas para serem desenvolvidas, testadas e aplicadas para que uma instituição de ensino seja capaz de atingir mais pessoas interessadas em estudar.
O marketing educacional é fundamental para a escola ter uma boa comunicação com a família, transmitir seus valores e se posicionar em frente à comunidade escolar. Além disso, exerce um papel relevante na captação e na retenção dos alunos. Mas é preciso entender que esse trabalho precisa ser feito ao longo de todo o ano letivo, e não somente nos últimos meses.
Elaboramos este texto para explicar a você o que é o marketing educacional, como ele funciona e como colocar em prática na sua instituição. Continue acompanhando e confira! Boa leitura!
O que é marketing educacional?
Marketing educacional trata-se do uso de táticas e de estratégias de comunicação e mercadológicas para atrair, reter e fidelizar clientes. O termo, devido à peculiaridade da educação, foi criado para debater as melhores ações e estratégias para esse setor.
O marketing para as escolas envolve a identificação dos serviços prioritários, do mercado alvo, de como a escola pretende se posicionar e de quais canais de tração de clientes serão utilizados.
- sua escola quer ser conhecida por quais características?
- qual imagem sua instituição de ensino quer passar?
- quando os pais responderem à pergunta: “Por qual razão você escolheu essa escola para seu filho”, o que você gostaria que eles respondessem?
- vão dizer que escolheram sua escola pelo histórico de grandes estudantes que ela formou?
- vão dizer que optaram pela ótima estrutura?
É preciso planejar o marketing da sua escola, e compreender o principal valor que ela tem. Só assim você vai poder identificar o que pode ser comunicado. Então, procure manter tudo isso registrado, pois, a comunicação que vai ter em todos os seus canais precisam refletir seus principais valores.
Como o marketing educacional funciona?
O marketing educacional dedica todos seus esforços e seu empenho na pesquisa social em benefício do desenvolvimento de estratégias nas instituições de ensino. Tais estratégias permitem captar mais clientes e garantir a satisfação dos pais, por exemplo. Sem contar que o marketing educacional tem como objetivo atender as demandas tanto legais quanto sociais no que se refere à educação.
Esse marketing consiste em estratégias que procuram sempre trabalhar desde o relacionamento com os alunos e os pais até a imagem da escola, exprimindo a identidade e o carisma da escola em todos os momentos. Dessa forma, o marketing educacional representa a ponte entre a instituição de ensino e a comunidade escolar.
Logo, ele regula todos os meios de comunicação e as mensagens que são utilizadas para lidar com público durante todo o ano letivo, durante a campanha de matrículas, no dia a dia escolar ou mesmo em eventos que a escola promove.
O marketing educacional serve para quê?
O marketing educacional é uma estratégia muito importante para empreender relacionamentos que sejam realmente duradouros com os estudantes. Veja, a seguir, suas principais utilidades!
Aprimora as técnicas de comunicação
O modo como a escola faz o envio de mensagens ao público e a qualidade das mensagens são fundamentais para que a instituição de ensino tenha um contato eficaz com seus alunos e com a família.
Por isso, é fundamental prestar atenção na maneira como tais mensagens estão sendo desenvolvidas. Além disso, a escola precisa saber que barreiras e ruídos na comunicação sempre vão existir. Dessa forma, é imprescindível que se tenha certeza de que as informações presentes na mensagem são objetivas, claras e relevantes para o público.
Quanto aos canais de contato com os clientes, é preciso adotar meios eficazes para que se tenha um relacionamento correto. Para tanto, a escola pode colocar em prática, ações de marketing educacional a partir do e-mail marketing, das redes sociais, do site da instituição, do blog institucional, aplicativo etc.
Melhora cada vez mais posicionamento da instituição no mercado
Ações corretas de marketing educacional permitem que a escola desenvolva seu posicionamento no mercado, assumindo posições de relevância diante da concorrência. Um marketing efetivo em termos de necessidades dos alunos, conhecimento do âmbito da legislação, de pesquisas educacionais e demandas dos estudantes potenciais e de suas famílias acaba colaborando para o sucesso da escola.
Permite que ofertas educativas capazes de satisfazer as necessidades do mercado sejam criadas
As pesquisas feitas pelas instituições com o objetivo de saber quais são as necessidades do público são essenciais para desenhar o mecanismo de ensino da escola. Além de ter essas pesquisas importantes, as escolas que querem captar mais alunos podem realizar pesquisas na comunidade. Pesquisas como essa têm como finalidade descobrir as necessidades e as carências dos alunos em termos de educação.
Como colocar em prática na escola?
Escolher o conjunto de ações de marketing educacional não é uma tarefa fácil, afinal, são vários pontos que devem ser considerados nesse momento. Portanto, contar com algumas dicas relevantes pode fazer toda a diferença! Confira as que separamos para você a seguir!
Entenda bem que forma o cliente toma suas decisões
Os clientes das escolas são os alunos. Portanto, é indispensável entender como acontece seu mecanismo de tomada de decisão. Quanto mais informações os alunos puderem receber, mais credibilidade a escola vai ter perante seus olhos. Por isso, é fundamental que as ações de marketing educacional disponibilizem informações importantes para as diversas etapas da contratação do serviço de educação.
Outro ponto essencial é a necessidade de a instituição de ensino compreender como seu cliente pensa e conhecer as demandas que devem ser atendidas. Depois de fornecer informações relevantes e saber bem sobre as necessidades do público-alvo, você vai conseguir ter mais sucesso ao captar e fidelizar alunos e suas famílias.
Invista no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo está incluso nas ações do marketing digital, o qual é bastante utilizado nas ações de marketing educacional. Elaborar textos informativos sobre temas que interessam o público da escola acaba promovendo a credibilidade da instituição perante os concorrentes. Além disso, é essencial alimentar os canais virtuais com mensagens variadas. Ou seja, não é indicado sobrecarregar as páginas e blogs com conteúdo publicitário.
Não deixe de apostar na Matriz SWOT
A matriz SWOT ou análise FOFA trata-se de uma metodologia extremamente eficiente que possibilita saber quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa. Como toda instituição de ensino é uma empresa, a matriz SWOT pode ser uma opção muito interessante para compreender as condições atuais da organização (forças e fraquezas) e também do mercado (oportunidades e ameaças).
Para que você consiga montar uma Matriz SWOT de qualidade é preciso contar com a ajuda dos profissionais de diferentes áreas da escola. Então, procure fazer uma reunião e coletar as informações necessárias.
Considere estratégias emergentes
Não é sempre que as estratégias iniciais vão ser adequadas para o seu objetivo. Em muitos casos, esse fato é descoberto após ter colocado todas as ações estruturadas em prática. Mas, afinal, o que fazer? É bem simples, basta traçar estratégias emergentes.
Uma estratégia emergente é estruturada e planejada para que possa substituir a estratégia inicial. Isso ocorre quando as ações da estratégia principal não estão sendo eficazes e é necessário desenvolver um novo plano. Quando os resultados alcançados não estão alinhados aos que você está esperando, é o momento de colocar em prática uma estratégia emergente de marketing educacional.
Bom, como você pode ver, o marketing educacional permite que as escolas se tornem competitivas no mercado. Dessa forma, a escola que mantém um marketing educacional forte certamente tem muito mais chances de destaque.
Por fim, é importante ressaltar que não adianta a escola investir em várias ações de marketing educacional apenas em época de volta às aulas, ou em período de matrícula. É preciso manter constância nas ações e nas campanhas, pois só assim as pessoas vão sentir que têm real valor para a escola.
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