O faturamento da escola é um ponto fundamental para a manutenção da qualidade do ensino e para o funcionamento da instituição. Por isso, os gestores precisam buscar formas de aumentar o lucro, mesmo sem investir diretamente na captação de novos alunos.

Os grandes conglomerados educacionais, por exemplo, conseguem gerar mais receitas ao oferecer conteúdos e cursos extracurriculares para os alunos já matriculados. A ação também garante a qualidade do ensino e oferece novas oportunidades para que os estudantes se engajem nos estudos e se capacitem.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas práticas para ajudar você a aumentar o faturamento da escola. Continue lendo e saiba mais!

1. Ofereça atividades de contraturno

Mesmo que a sua escola não ofereça ensino integral, algumas atividades de contraturno podem ser ofertadas. Como o aluno já está no local em questão, os pais não precisam se preocupar com o deslocamento do filho.

Aproveite os espaços que não estão sendo utilizados pelos estudantes no horário de aula. Pode ser a quadra, a piscina, a sala de música ou o laboratório de informática. Faça parcerias com os professores e elabore atividades interessantes.

2. Crie conteúdos de reforço

Muitos estudantes apresentam dificuldades em relação aos conteúdos ensinados em sala de aula e, às vezes, têm vergonha de expor suas dúvidas na frente dos colegas. Por esse motivo, os pais acabam buscando aulas de reforço escolar.

Oferecer aulas extras dentro da própria instituição pode ser uma opção prática e atrativa. A escola pode ofertar monitorias individuais ou em pequenos grupos (abrangendo as várias disciplinas), o que contribui para aumentar o rendimento dos alunos.

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3. Estabeleça parcerias com cursos complementares

Não é necessário focar apenas em cursos extracurriculares para os alunos. Algumas aulas podem ser abertas a toda a comunidade escolar, como cursos na área da beleza. Assim, é válido investir em parcerias com outras instituições ou empresas.

O mais interessante é que esses cursos sejam rápidos e acessíveis. Se possível, ofereça mais de uma forma de pagamento e descontos para quem pagar à vista.

4. Alugue espaços não utilizados

Se a sua escola conta com um auditório e/ou uma quadra coberta, uma boa opção para aumentar o faturamento é alugá-los nos horários em que não há alunos. Veja a disponibilidade de acordo com o funcionamento da instituição — como à noite ou aos finais de semana.

Esses espaços podem ser aproveitados para pequenas reuniões, palestras, encontros ou eventos corporativos, por exemplo.

5. Use estratégias de marketing para as divulgações

Por fim, é importante divulgar as novidades. A escola deve destacar os seus diferenciais, fortalecer a imagem e ser informativa. Exponha os cursos oferecidos, a possibilidade de alugar os espaços, as atividades extracurriculares que podem ser realizadas, entre outras opções.

Você pode usar as redes sociais, a televisão e o rádio. Conheça o seu público-alvo e defina a melhor estratégia de marketing para fazer a divulgação.

As ações que visam conquistar novos alunos são importantes para aumentar o faturamento da escola, porém, não são as únicas fontes de crescimento das receitas. Para não errar na estruturação das atividades extras, a principal dica é conhecer as necessidades e expectativas dos pais e alunos. Assim, é possível oferecer conteúdo de qualidade, elevar o lucro e investir em infraestrutura!

Gostou das informações? Então, aproveite para complementar a leitura e entenda o que é um serviço de consultoria educacional!