As mídias sociais oferecem diversas facilidades e se mostram como boas alternativas para a divulgação das escolas. Porém, é necessário ter alguma prática para que o marketing nas redes sociais seja bem-sucedido. Para isso, é preciso fazer um bom planejamento, dedicar-se aos perfis e acompanhar constantemente o que está acontecendo em cada conta.

Usar as redes com consciência e respeitar os princípios básicos de relacionamento e humanização é fundamental para alcançar bons resultados, tanto na captação de novos alunos quanto no fortalecimento da sua marca educacional.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender como fazer campanhas de marketing nas redes sociais de forma efetiva. Confira!

Priorize as redes mais populares

Manter uma página ativa no Facebook funciona, mas o marketing nas redes sociais não se resume a essa plataforma. Por outro lado, também não é aconselhável criar diversos perfis em cada novo serviço que aparece.

Para ter sucesso, é importante fazer uma pesquisa de mercado prévia e definir em quais mídias o seu público-alvo está presente. Como estamos falando de jovens em idade escolar, o LinkedIn, por exemplo, pode ser descartado.

Por outro lado, o Instagram continua sendo um canal de comunicação bastante popular entre os adolescentes. O interessante é que a plataforma é mais visual e permite uma interação dinâmica e quase instantânea — pois é possível usar recursos e funcionalidades como o Instagram Stories. Assim, uma boa estratégia de marketing deve incluir esse site.

Elabore conteúdos relevantes

Sem um conteúdo de qualidade e inovador, dificilmente a escola conseguirá chamar a atenção dos alunos e dos pais em sua estratégia de marketing nas redes sociais. Consequentemente, é mais difícil manter um bom relacionamento com eles e criar uma estratégia relevante para captar novos estudantes.

A produção de materiais relevantes também requer um bom conhecimento do público-alvo. Afinal, é importante criar artigos, posts, infográficos, vídeos e outros recursos alinhados aos desejos e interesses dos alunos e de seus familiares.

Para isso, lembre-se de que os jovens querem conteúdos atraentes, criativos e educativos — e esse material precisa levá-los a se relacionar com a própria escola. Já os pais e responsáveis buscam informações que confirmem a qualidade da instituição, mostrem um ensino diferenciado e tirem todas as dúvidas que possam surgir.

Portanto, esses conteúdos devem despertar o interesse e ajudar a criar um sistema de relacionamento entre a escola e a comunidade. O instrumento deve fortalecer a imagem institucional e criar uma identidade próxima às pessoas.

Invista em impulsionamento

O impulsionamento de postagem é o patrocínio de publicações — atividade muito comum no Facebook. Para isso, é necessário que a instituição tenha uma página e publique conteúdos que possam ser impulsionadas de forma paga.

Isso já é considerado uma estratégia de anúncios, porém, a plataforma usará as próprias postagens da fanpage para atingir tanto os usuários que curtem a página quando os alunos em potencial.

O impulsionamento permite alcançar um novo público e aumentar o engajamento com a publicação. Assim, é possível garantir novas visualizações, curtidas e comentários no seu conteúdo — o que aumenta a relevância e amplia ainda mais o alcance.

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Para que a estratégia de marketing nas redes sociais seja ainda mais bem-sucedida, existe uma inteligência de segmentação que sustenta cada postagem. O impulsionamento pode chegar a mais pessoas que curtiram a fanpage, aos amigos de quem curtiu e até a quem segue determinada página do Facebook com temas em comum. Outras estratégias de segmentação estão disponíveis na plataforma.

Crie publicações atrativas

Todas as publicações devem ser atrativas e inspirar engajamento. Para isso, o primeiro passo é investir em imagens de boa qualidade, textos com linguagem adequada e com o português correto e artigos que tragam soluções para as dores do seu público.

Além disso, é preciso entender o que a sua comunidade escolar procura em uma instituição de ensino. Pouco adianta, por exemplo, ter muitas premiações em campeonatos esportivos quando os pais e responsáveis procuram aprovações no vestibular.

Por isso, avalie os seus conteúdos. Quais recebem mais curtidas e comentários? Qual tipo de compartilhamento tem pouca aceitação? Vale a pena compartilhar notícias de outros sites que tratam ou não de educação?

Ao solucionar essas questões você pode também buscar outras formas de promover o marketing nas redes sociais. Uma boa dica é criar chamas curtas e que despertem a curiosidade e o senso de necessidade do leitor. Por exemplo:

  • Você sabe por quê?
  • Você conhece a diferença?
  • Já ouviu falar?
  • Quer saber mais?

Compartilhe histórias sobre a instituição de ensino

Os futuros alunos precisam conhecer todos os detalhes sobre a instituição em que estudarão. A melhor forma para fazer isso é compartilhando histórias únicas e verdadeiras. Essa estratégia ajuda a aprofundar as informações sobre a escola, mas precisa ser bem analisada para gerar afinidade e engajamento do público.

A princípio, opte por divulgar vídeos institucionais objetivos e curtos em suas redes sociais. Poste também fotos, depoimentos de funcionários, de ex-alunos e de outras pessoas que possam ajudar a fortalecer a imagem.

Conte histórias de superação, mostre a evolução da infraestrutura e compartilhe a missão, a visão e os valores da instituição. Isso ajudará o seu público-alvo a se identificar com a escola.

Saiba o momento de abordar as matrículas

Gestores e coordenadores esperam que o investimento em marketing nas redes sociais possibilite aumentar o número de matrículas na instituição de ensino. Porém, sobrecarregar a timeline com propagandas e postagens com o período de inscrição não traz o resultado desejado e ainda pode afastar futuros alunos.

Todas as ações realizadas nas mídias sociais devem ter o objetivo de cativar, despertar o interesse e, por fim, captar novos alunos. Por isso, é importante ter um foco claro na elaboração de conteúdos que consigam atrair essas pessoas e, posteriormente, entender o melhor momento para apresentar uma proposta de matrícula.

Essa abordagem deve ocorrer na hora certa. Por esse motivo, manter um bom relacionamento com o público é fundamental. Um interesse ou uma curiosidade sobre a instituição pode se transformar em uma nova matrícula no futuro.

O marketing nas redes sociais pode parecer trabalhoso, mas as plataformas de relacionamento online se mostram muito eficientes nesse processo. Elas configuram um ambiente acessado tanto pelos jovens quanto pelos pais e responsáveis. Dessa forma, um leque de oportunidades é aberto para quem sabe explorar essas ferramentas tecnológicas.

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