A comunicação escolar deve ser fluida e funcional com toda a comunidade — pais, alunos, professores, pedagogos e diretores. Isso permite que todos fiquem cientes da situação educacional dos alunos e que eles tenham um bom desempenho em suas atividades discentes.

Os gestores pedagógicos têm um papel importante nessa função. Eles são os responsáveis por analisar os recursos tecnológicos disponíveis, criar estratégias e desenvolver uma linguagem adequada, que produza a compreensão e o engajamento do público.

A comunicação é fundamental para transmitir o conhecimento, promover mudanças comportamentais e conscientizar quanto à necessidade de qualificar pessoas e desenvolver habilidades sociais.

Pensando nisso, preparamos este post para abordar alguns pontos que podem ser trabalhados para que haja melhoras na comunicação escolar. Boa leitura!

Trabalhe com uma linguagem adequada

É importante trabalhar com uma linguagem adequada ao público que receberá as informações. O objetivo do comunicado também precisa ser considerado ao escolher a melhor forma de transmitir a mensagem. Isso inclui conciliar palavras com imagens, quando for pertinente.

Além disso, a linguagem deve ser clara, objetiva e concisa, permitindo uma comunicação direta entre todos os envolvidos e seus contextos. Dessa maneira, é possível engajar o público-alvo e garantir os melhores resultados com o diálogo.

Deixe todas as informações disponíveis

Centralizar todas as informações em apenas uma agenda ou em determinados funcionários não é uma boa estratégia para uma comunicação escolar eficiente. As restrições devem acontecer apenas quando se trata de dados sigilosos.

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Datas importantes, calendário escolar, reuniões e programas educacionais devem estar sempre disponíveis a todos — e de diversas formas. Quando o acesso à informação não é facilitado, os funcionários da instituição acabam perdendo tempo com inúmeras ligações telefônicas e e-mails com dúvidas. Aliviar essa sobrecarga de trabalho permite uma maior otimização do tempo.

Diversifique os canais de comunicação

O acesso às ferramentas tecnológicas está cada vez mais facilitado — principalmente entre os jovens da Geração Y. Por isso, é fundamental que a instituição domine e utilize esses meios para transmitir as informações necessárias.

Redes sociais, blogs, e-mails e fóruns podem ser usados para divulgar notícias, transmitir comunicados, promover discussões e receber sugestões. Além disso, os professores podem disponibilizar aulas e recursos didáticos nessas plataformas, distribuindo os conteúdos e permitindo um aprendizado mais universal.

Utilize softwares escolares

O mercado já oferece diversos softwares escolares que podem ajudar a promover uma comunicação rápida e eficiente.

Os que trabalham com cloud computing, por exemplo, permitem armazenar e compartilhar documentos na nuvem de forma segura. Dessa maneira, pais, alunos, professores e pedagogos têm acesso a tudo o que precisam em qualquer lugar e hora.

Existem, também, aplicativos para dispositivos móveis — como tablets e smartphones — que permitem o envio de mensagens instantâneas, possibilitando uma comunicação ágil e interativa.

Desenvolver uma melhor comunicação escolar pode ser mais simples com um guia profissional que auxilie os gestores a implementar seus projetos institucionais. A Travessa Educacional possui experiência na área educacional e tem grande conhecimento em diversas realidades acadêmicas. Assim, oferecemos um serviço de consultoria com suporte humano e tecnológico eficiente para a sua instituição.

Se você busca apoio na gestão escolar e na melhora da comunicação interna e externa, entre em contato conosco! Nossa equipe está pronta para atendê-lo!