Aprender a avaliar competências e habilidades dos educadores pode assegurar formas mais concretas de adotar medidas preditivas a fim de melhorar os processos educacionais. Para tanto, a gestão escolar deve manter o foco em uma visão mais integrada das responsabilides e habilidades docentes.

Neste artigo, abordaremos as competências e habilidades desejáveis em um professor moderno e a relevância dessas qualidades no processo ensino-aprendizagem como um todo.

Discorremos, ainda, sobre a importância de ter medidas preditivas em uma instituição de ensino, bem como a influência dessas ações no desenvolvimento de estratégias para atingir as metas mais desafiadoras. Acompanhe!

Por que é importante focar nas competências e habilidades docentes?

Habilidade é tudo aquilo que um indivíduo consegue fazer e tem um bom domínio na realização dessa atividade. Por outro lado, as competências são vistas como a capacidade de solucionar problemas e de tomar decisões mais acertadas.

Somadas, essas virtudes tornam-se importantes pilares na construção de um sistema educacional inovador e que valoriza o conhecimento e a aptidão para aplicá-lo. Além de manter o foco nas competências e habilidades docentes, trabalhar com a predição na escola pode ser uma alternativa para facilitar a gestão e fortalecer a imagem da instituição.

Sob o ponto de vista corporativo, a análise preditiva é uma ferramenta de gestão que tem gerado resultados interessantes quanto à tomada de decisão. Os fundamentos dessa estratégia permitem prever os acontecimentos futuros com base na análise estatística dos fatos.

A realização da análise preditiva sinaliza um melhor planejamento de atividades. Mais do que isso, possibilita criar um modelo de gestão personalizado, mais eficiente e focado na avaliação de competências e habilidades necessárias ao bom desempenho institucional.

Portanto, manter uma visão integrada das competências e habilidades docentes é fundamental nesse processo. O professor do futuro precisa estar alinhado às transformações do universo educacional, desenvolver novas virtudes e aprimorar as que já têm.

Quais são as competências e habilidades desejáveis em um docente?

O desenvolvimento de competências e habilidades é essencial em todas as profissões. Entretanto, para quem atua na Educação, desenvolver essas qualificações é fundamental para melhorar o desempenho das atividades de ensino-aprendizagem e personalizar o processos educacional.

Nesse contexto, confira quais são os atributos necessários e desejáveis a um professor:

Versatilidade para adotar metodologias diferentes

A multidisciplinaridade e a versatilidade adquirem um sentido ainda mais amplo no universo corporativo. Na escola, devido ao papel do docente, isso também não é muito diferente.

Mediante a facilidade de acesso aos meios de comunicação — que possibilita que crianças e adolescentes alcancem qualquer tipo de informação —, o ensino deve ser praticado sob essa nova perspectiva.

Como o processo de aprendizagem tradicional já não atende à expectativa do aluno do século 21, os professores precisam adotar metodologias de ensino diferentes. É preciso buscar alternativas que explorem o potencial de crianças e adolescentes, de modo que eles compreendam a utilidade de cada informação.

Familiaridade com novas tecnologias

Daqui a alguns anos, a diferença mais perceptível a ser notada entre a atuação dos professores do passado e do presente será o uso dos recursos tecnológicos. Isso porque, em um futuro bem próximo, ter o domínio sobre as ferramentas tecnológicas será um pré-requisito para ingressar no mercado de trabalho.

Todavia, vale destacar que isso não se limita apenas ao aprendizado de um novo software ou equipamento. Mais do que isso, é necessário ter capacidade de compreendê-lo e de dominá-lo profundamente a fim de aproveitá-lo ao máximo como recurso educacional.

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Logo, ter familiaridade com as novas ferramentas é ser capaz de transformar a tecnologia da informação em recursos estratégicos. Essa habilidade é essencial para a disseminação do conhecimento em prol do alcance das metas educacionais.

Inteligência emocional bem desenvolvida

Além da busca pelo aperfeiçoamento constante, encontrar meios de desenvolver a inteligência emocional é imprescindível nesse processo. A capacidade de exercer o controle emocional é um fator-chave para lidar com situações adversas e minimizar o efeito delas no desempenho dos alunos.

A inteligência emocional permite que os docentes auxiliem os alunos a lidarem com as emoções dentro e fora da escola. Essa medida pode ajudar os educandos a se tornarem aptos para controlar seus medos, além de incentivá-los a explorar sentimentos positivos e mais motivadores.

Quais são as competências necessárias ao professor moderno?

Uma das tendências da contemporaneidade é o foco em características que promovam o desenvolvimento integral do ser humano. A educação moderna está em um processo de evolução do ensino conteudista para uma metodologia baseada em competências e habilidades socioemocionais.

Nesse sentido, saber avaliar competências e habilidades docentes pode promover mais eficiência e eficácia no processo de ensino-aprendizagem. A gestão escolar precisa focar em estratégias que atinjam essa meta.

Para tanto, veja algumas atribuições que são imprescindíveis ao perfil do professor moderno:

Inovador

As transformações impostas pelo desenvolvimento tecnológico moldaram o comportamento da sociedade, de modo que o saber não é mais um diferencial. Contudo, é preciso aplicar o conhecimento e usá-lo de forma útil e positiva.

Entre as competências mais valorizadas está a capacidade de aderir às inovações. Um professor atualizado, antenado e alinhado às novidades tem mais facilidade de planejar ações expressivas e que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e moderno.

Entusiasta de novas tecnologias

O atual cenário mercadológico também sofre com as mudanças resultantes da tecnologia. Diante disso, a escola deve repensar o seu currículo e desenvolver indivíduos com aptidões que facilitem a adaptação deles a esse contexto.

É preciso formar e capacitar professores que fujam do mero ensino conteudista e dominem um conhecimento baseado na tecnologia da informação. Hoje, não é mais necessário assimilar ou decorar conteúdos.Tudo pode ser facilmente acessado por um smartphone a qualquer momento.

Criativo e motivado

A criatividade é a habilidade de produzir e de expressar ideias originais. Essa habilidade é vista como o combustível da inovação. Um professor motivado é mais proativo, tem a imaginação mais aguçada e estimula seus alunos em busca de novidades.

Sociável e empático

Ter sociabilidade e empatia é indispensável para viver coletivamente e de maneira colaborativa. Esse aspecto é fundamental para entender o outro e processar uma comunicação autêntica e eficaz. Isso não se limita apenas a fala, mas inclui a escuta, o autocontrole e a capacidade de interação com os alunos.

Nesse contexto, o investimento na educação socioemocional é indispensável para que o professor consiga auxiliar o aluno a dominar as emoções e a explorar as múltiplas inteligências. Todavia, para ajudar outros, o educador precisa desenvolver suas próprias responsabilidades e competências.

Percebe-se, então, que a avaliação de competências e habilidades é o caminho mais seguro para a gestão se adequar à nova realidade exigida pelo sistema educacional do século 21 e se transformar na escola do futuro.

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