A pesquisa de satisfação dos pais com a escola é uma ferramenta usada para aperfeiçoar e definir novas estratégias para uma boa gestão escolar. Com ela os gestores conseguem entender qual é a perspectiva e quais são as expectativas dos pais dos alunos sobre a escola.
O questionário pode ser adaptado de acordo com as necessidades da instituição. Dessa forma, é possível ter um resultado personalizado e que permite analisar o que precisa ser melhorado na educação e na solução de problemas. Com isso, as escolas geram a fidelização e a atração de novos alunos.
A pesquisa de satisfação para pais proporciona benefícios para todas as pessoas envolvidas na comunidade escolar. Por isso, trouxemos dicas para auxiliar os gestores que querem criar uma pesquisa de satisfação, mas não sabem por onde começar. Continue a leitura e aproveite! Boa leitura!
Identifique os pontos a serem avaliados
A escola precisa listar o que deseja avaliar na pesquisa de satisfação dos pais. É exatamente essa informação que vai guiar todos os próximos passos. Principalmente a criação do questionário, que precisa ser realizado com base nas respostas que se pretende obter.
Por exemplo, pode-se aplicar uma pesquisa a fim de se conhecer a satisfação com:
- recursos tecnológicos e físicos disponíveis;
- gestão da instituição;
- cursos atuais;
- corpo docente;
- disciplinas oferecidas;
- quantidade de vagas;
- materiais utilizados;
- avaliações feitas;
- automatização de processos como geração de boletos e o recebimento de notas;
- valores e cultura institucional e muito mais.
Crie um questionário
Comece estruturando um questionário e uma escala de resposta — de 0 a 5, por exemplo. Uma boa opção é iniciar a pesquisa com perguntas mais amplas e direcionar para questões mais diretas e específicas. Não insira muitas perguntas e tome cuidado para não criar itens com duplo sentido.
Para isso, é possível investigar a respeito do grau de satisfação com o material didático, com a metodologia de ensino ou com a forma de divulgação dos comunicados. Um detalhe importante é averiguar se os pais recomendariam a escola para outras pessoas, pois esse fator é determinante para o sucesso da instituição.
Lembre-se de que o tipo de questionário vai influenciar muito na formulação das perguntas. Seu objetivo é realizar uma avaliação que apresente o número de respostas para x ou y? Então nesse caso, o questionário tem que ser de múltipla escolha. O objetivo é reunir a opinião dos pais sobre determinados assuntos? Então é fundamental que a pesquisa tenha campos para serem preenchidos.
Escolha um canal para a divulgação
A tecnologia é a principal aliada para a divulgação da pesquisa. Por isso, a escola deve comunicar e enviar o link para o questionário por meio do e-mail, do site da instituição ou das redes sociais. Essa é a melhor maneira de engajar e incentivar os pais a participarem.
Caso a adesão seja baixa, os gestores podem enviar o e-mail novamente e tentar mudar a abordagem — procure criar um assunto mais atraente, por exemplo. Outro ponto importante é que pesquisas anônimas garantem mais sinceridade nas respostas.
Outra alternativa é distribuir os formulários entre os estudantes e pedir que levem para a casa para que possam responder junto com seus pais. Vale lembrar que existe um risco no percurso, uma vez que os alunos perder os formulários. Sem contar que na correria do dia a dia, os pais podem acabar deixando o papel de lado. Então é importante avaliar bem e tomar as devidas precauções.
É importante que o convite para realizar a pesquisa seja claro e atrativo. Todos os objetivos precisam estar bem explicados, assim como a data limite para preencher o questionário. Apresente, também, a importância de participar dos assuntos relativos à escola.
Aplique a pesquisa de satisfação
O terceiro passo é montar um questionário on-line. Você pode utilizar uma das inúmeras ferramentas disponíveis na internet, como o Google Forms, por exemplo.
Uma plataforma que tem interface simples e amigável. Você já usa o Gmail? Então você já tem essa conta, e tudo que você vai precisar fazer é entrar na sua conta do Google e, em seguida, acessar o Drive, que fica localizado no canto superior esquerdo da tela. Depois, basta clicar em Criar e selecione Formulário.
Você vai informar o título e, se quiser, pode selecionar um tema visual. O passo seguinte é preencher o campo de descrição da sua pesquisa de satisfação e inserir as perguntas. Lembrando que a ferramenta do Google oferece diversos tipos de perguntas, por exemplo: múltipla escolha, caixas de seleção, escolha de uma lista, escala, data, grade e horário. Você pode escolher o tipo que se adéqua melhor ao que você quer saber dos pais.
Você pode ainda marcar as perguntas relevantes como obrigatórias, pois dessa forma a ferramenta não vai permitir o envio sem que as perguntas sejam devidamente respondidas.
Não se esqueça de preencher as informações da página que vai ser exibida após os pais responderem a pesquisa, para tanto, clique em configurações e clique na aba “apresentação” para preencher o campo “Mensagem de confirmação”. Depois de criar o formulário, basta clicar em Enviar, que fica no canto superior direito, para que possa compartilhar sua pesquisa com os pais dos alunos.
Mensure os resultados
Após coletar uma porcentagem satisfatória de respostas, comece a estudar os resultados. A vantagem de pesquisas mais objetivas é que elas facilitam essa etapa. A partir dessa análise, os gestores e professores devem se reunir para elaborar as estratégias de mudança.
Caso a taxa de satisfação geral seja elevada, não é necessário modificar os processos educacionais. Entretanto, é fundamental ler todas as sugestões e observações para acatar aquelas que forem, de fato, relevantes para a escola.
Divulgue a conclusão
Pouco adianta criar e aplicar uma pesquisa de satisfação sem divulgar um relatório com os resultados gerais e com as conclusões e estratégias que a escola deseja empregar para aumentar a satisfação dos pais.
Essa comunicação mostra a credibilidade dos projetos da instituição. Por isso, é indicado fazer a divulgação das informações por e-mail, pelo site ou com cartazes afixados nos corredores. Se possível, aponte também os prazos para que as mudanças ocorram.
Aplique melhorias
O objetivo da pesquisa de satisfação para os pais é verificar quais pontos estão precisando receber melhorias. Então, depois de metrificar os resultados, é imprescindível que se faça uma análise dos processos que devem ser reestruturados para que possam receber investimentos. Procure criar estratégias e aplicar as melhorias necessárias.
No final, os pais vão perceber que valeu a pena participar da pesquisa de satisfação, pois a escola realmente investiu para deixar seu serviço melhor. Essa pesquisa jamais deve ser vista como uma vilã, mas como uma ótima estratégia que vai ajudar estudantes, pais, professores e escola. Então, crie sua pesquisa e torne esse processo uma prática com propósito de melhoria frequente em sua instituição de ensino.
Fazer uma boa pesquisa de satisfação dos pais com a escola é importante para engajar a comunidade escolar e assegurar que as expectativas e objetivos dos pais e da escola estejam alinhados. Quando a instituição de ensino se mostra disponível para ouvir e se transformar, ela alcança a confiança de todos e oferece uma melhor experiência educacional.
E aí, o que achou do texto? Gostou e quer continuar acompanhando os nossos conteúdos para aprender mais? Então aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as novidades por lá! Estamos no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e no LinkedIn!