Você que é diretor de uma escola e apresante uma rotina administrativa sobrecarregada, deve estar atenta quanto a comunicação interna da sua rede de ensino. Essa troca de informações pode ser usada como estratégia para permitir a conexão entre todas as unidades escolares, tanto com diretores até os alunos e seus pais. Monitorar e mensurar os dados resultantes dessas interações é a melhor maneira de tomar as decisões certas no futuro.

Desenvolvemos este texto no intuito de auxiliar você quanto a comunicação com a sua rede de escolas. Confira o conteúdo e aprenda uma maneira eficiente para gerenciar as trocas de informações!

Qual é a importância de comunicar-se com a sua rede de ensino?

A comunicação entre escolas da mesma rede é um fator decisivo para o sucesso final da sua instituição, devendo ser tratada de maneira eficiente durante a rotina do seu empreendimento. Para deixarmos bem clara a situação, comunicar-se corretamente com os profissionais da sua escola influencia diretamente na gestão interna.

O tratamento eficaz desse fator impacta na qualidade do ensino ofertado pela sua instituição, agregando valor para os alunos e assegurando que os professores se sintam mais engajados no trabalho. Isso garantirá que o tratamento pedagógico seja mais assertivo e permitirá que a sua escola se destaque no mercado como referência de ensino.

Utilizando ferramentas modernas, é possível que diretores tenham acesso a todos os funcionários de qualquer nível hierárquico da rede de ensino e do público atendido por eles. Existem ferramentes que possibilitam monitorar a troca de informações no canal de comunicação oficial e emitem relatórios estatísticos sobre os usuários cadastrados ou eventos agendados, por exemplo.

Como essa comunicação deve ser realizada?

A comunicação interna pode ser realizada por meio do planejamento de um pacote de estratégias e ferramentas desenvolvidas para estabelecer fluxos de informações entre os funcionários que integram a rede de ensino. Agindo assim, você simplificará a interação entre eles, tornando a troca de dados rápida, transparente e eficaz.

Essa será a ponte que comunicará os interesse entre a gestão das escolas e os educadores, mantendo todos informados quanto às exigências do projeto pedagógico, além da missão e dos valores para garantir que a sua estratégia seja cumprida em relação ao mercado educacional.

Quais são os canais de comunicação que devem ser utilizados?

O canal de troca de informações mais utilizado e eficaz para escola particulares é a Plataforma de Comunicação Escolar. Esse aplicativo apresenta versão web e mobile, possibilitando uma comunicação ágil entre os colaboradores da mesma rede de ensino.

No passado, essas ferramentas não eram muito eficientes e pecavam na hora de auxiliar os diretores das escolas a se comunicarem. Isso não impediu a evolução dos softwares que agora contempla todas as funções administrativas para ajudar você na sua gestão.

Vários aplicativos apresentam soluções para atender as necessidades dos gestores, proporcionando a interação direta com todas as unidades da rede de ensino. Seja para comunicação interna ou voltada para o público final, o processo de comunicação é o mesmo, permitindo a você enviar mensagens massivas ou individuais.

Quais são as melhores práticas para uma comunicação efetiva?

Comunicar-se de maneira eficaz com a sua rede ensino faz toda a diferença para os melhores resultados e soluções do dia a dia na escola. Por esse motivo desenvolvemos para você um guia com algumas práticas que não podem faltar na sua gestão. Acompanhe!

Powered by Rock Convert

Centralizar e organizar os dados

É possível centralizar o fluxo de informações da sua rede de instituições por meio de um aplicativo de comunicação escolar. Essas ferramentas podem ser acessadas via dispositivos móveis, o que facilita o acesso de todos colaboradores e organiza as trocas de mensagens. Utilizando esses softwares é possível enviar informações, como documentos e notificações de pendência.

Desenvolver uma cultura de engajamento entre os professores

Manter os professores e funcionários das escolas engajados no trabalho para apresentarem uma boa comunicação interna é importantíssimo para a sua gestão. É extremamente necessário que todos trabalhem juntos para que não ocorram desentendimentos que coloquem em risco o desempenho dos alunos. Você deve se certificar de que todos estão comprometidos com o objetivo de fazer uma troca de informações eficiente.

Utilizar tecnologias para a comunicação

Adotar softwares que gerenciem e facilitem a comunicação interna é um passo essencial ao se investir em uma rede de educacional. Saber aplicar tecnologia a favor da escola significa usar de estratégia para alcançar os melhores resultados.

Quais cuidados devem ser tomados durante essa comunicação?

O primeiro cuidado a ser levando em consideração na hora de implementar uma comunicação eficiente para a sua rede de ensino é reunir toda a equipe e realizar uma pesquisa no intuito de compreender a opinião de todos quanto aos quesitos da troca interna de informações.

Após expor todos os benefícios da comunicação assertiva, como uma gestão transparente e engajamento da equipe, você deve explicar detalhadamente o que poderá ser comunicado entre eles. Podemos destacar como as principais pautas:

  • calendário escolar;
  • data de eventos;
  • data de entrega de trabalhos pedagógicos;
  • atitudes tomadas para estimular a didática.

No final do processo você deverá escolher os canais de comunicação, como os aplicativos ou e-mails, e decidir os responsáveis pela administração da comunicação interna.

Quais erros devem ser evitados para alcançar uma comunicação eficaz?

Investir na troca de informações internas garante muitos benefícios para a gerencia educacional. Apesar disso, existem alguns erros que costumam atrapalhar a eficiência desse processo e devem ser evitados.

A maior dessas falhas é deixar de acompanhar o plano de comunicação com regularidade. É muito importante que os diretores escolares estejam atentos quanto ao andamento das diretrizes desse projeto de gestão, o que exige uma constante averiguação no sentido de compreender se todos estão recebendo as mensagens e estão bem adaptados ao plano estabelecido.

Deixar de desenvolver um ambiente de trabalho agradável também atrapalha na comunicação, pois desenvolve estresse nos funcionários que podem achar desagradável conversar com determinada pessoa.

É muito importante investir na comunicação interna da sua rede de ensino para que você possa realizar uma gestão centralizada, transparente e eficiente. Agora que já sabe a melhor maneira de implementar uma troca de informações eficaz, aproveite e converse a respeito com os funcionários da sua intuição para saber a opinião de cada um.

Procurando por uma consultoria escolar para a gestão de documento e procedimentos? Entre em contato com Travessa Educacional, temos as melhores soluções para o seu caso!