O funcionamento de uma escola se baseia em quê? Sobre quais valores e princípios ele se estabelece? Bom, a resposta para essa pergunta pode ser encontrada na criação do famoso PPP (Projeto Político Pedagógico). Toda instituição de ensino tem objetivos que pretende atingir, sonhos a realizar e metas a cumprir. O conjunto de todas essas aspirações assim como os meios para colocá-las em prática é o que dá vida e forma ao PPP. Mas, afinal de contas, o que é Projeto Político Pedagógico?
Bom, estamos falando sobe o documento que tem a responsabilidade de nortear a forma como a escola vai planejar suas ações estratégicas e determinar metas para que possa evoluir no processo de ensino e aprendizagem.
Preparamos este texto para mostrar a você o que é o PPP, como ele funciona, quais conceitos dão forma ao documento e muito mais detalhes relevantes. Continue acompanhando e fique por dentro do assunto!
O que é o Projeto Político Pedagógico?
O PPP trata-se de um documento que vai definir as metas, diretrizes e métodos para que a escola possa alcançar os objetivos estabelecidos. Esse é um projeto que tem a finalidade de melhorar a capacidade de ensino da instituição como uma entidade que faz parte de interações políticas e de uma sociedade democrática.
O documento traz, portanto, todas as diretrizes, objetivos e ações que precisam ser valorizadas durante o processo de ensino. Nesse sentido, o projeto tem que expressar de forma bem clara a síntese das exigências legais e sociais da escola, as expectativas e os indicadores de toda a comunidade escolar.
Resumindo, então, a cultura da instituição tem que estar demonstrada no PPP, devendo constar claramente os valores da escola, sua situação atual e também os caminhos para melhorar todos os pontos negativos. O Projeto Político Pedagógico funciona exatamente como um guia para as ações que serão desenvolvidas no ambiente escolar.
Lembrando que é um documento que tem elaboração obrigatória pela legislação, devendo ser feito anualmente, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96).
Como o PPP funciona?
O PPP determina quais são os objetivos da escola e o que a instituição, em todas as suas dimensões, vai colocar em prática para atingi-los. No documento, vão ser considerados todos os âmbitos que fazem parte do ambiente educacional, tais como:
- a proposta curricular: precisa ficar bem claro o que vai ser ensinado e qual vai ser a metodologia adotada. Lembrando, ainda, que a proposta pedagógica deve abordar as diretrizes adotadas pela escola para avaliar a aprendizagem, assim como o próprio método de ensino;
- diretrizes sobre a formação dos docentes: o documento precisa ser bastante claro sobre o modo como os professores vão se organizar para que cumpram a proposta curricular. Sem contar que precisa existir um plano para capacitação e desenvolvimento contínuos da equipe de profissionais;
- diretrizes para a gestão administrativa: para que as diretrizes sobre os professores e a proposta curricular sejam cumpridas é preciso haver um suporte administrativo muito bem organizado. O documento vai apontar o caminho para que a gestão da instituição de ensino viabilize os demais pontos.
Enfim, o PPP funciona como um mapa para que a escola consiga atingir seu potencial máximo, podendo se adequar ao contexto no qual se encontra inserida e contribuir para o desenvolvimento e o crescimento de seus alunos.
Quais são os conceitos que dão forma ao PPP?
Os conceitos que estão presentes no próprio nome do documento podem ser essenciais para esclarecer o objetivo e a necessidade do Projeto Político Pedagógico. Confira:
- projeto: refere-se a uma reunião de propostas que têm como propósito realizar uma ação. Desse modo, esse termo traz uma ideia de futuro, tendo o presente como ponto de partida;
- político: essa palavra diz respeito à função social das escolas. Seu significado está totalmente ligado à possibilidade de fazer da instituição de ensino um espaço emancipatório que vai atuar na formação de cidadãos completamente ativos na construção da sociedade;
- pedagógico: o termo define o conjunto de métodos que são utilizados na educação para que cada pessoa possa se desenvolver de maneira global. No documento, a palavra refere-se a todas as atividades e projetos educacionais que são usados nos processos de ensino e aprendizagem.
Vamos pensar nesses conceitos como dimensões? Bom, se a finalidade do documento é determinar quais são os objetivos da escola e o que ela vai fazer para atingi-los, essas dimensões são totalmente complementares.
Quem são os responsáveis pela elaboração e revisão do Projeto Político Pedagógico?
O PPP precisa ser elaborado de forma colaborativa. Desse modo, cabe a cada instituição de ensino decidir a maneira mais eficaz e produtiva de incluir toda a comunidade no processo de elaboração do documento. Existem escolas que decidem formar um conselho escolar que delibera sobre o documento. Outras instituições, entretanto, decidem pela realização de plenárias.
Vale destacar que não existe uma fórmula exata. É preciso apenas dar voz a todos quando o projeto for criado. Lembrando que a organização desse trabalho fica sob responsabilidade do diretor da escola, que tem que se preocupar em assegurar que tudo aconteça de forma eficiente e democrática. Além disso, é também de responsabilidade desse profissional dar forma à versão final do PPP, redigi-la e, em seguida, divulgá-la.
Qual contexto histórico permitiu o surgimento do Projeto?
A LBD (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), no ano de 1996, estipulou que todas as escolas devem ter um Projeto Político Pedagógico. Mas em qual contexto histórico essa proposta surgiu?
Bom, a década de 1980 foi totalmente marcada por um movimento de democratização tanto no Brasil quanto no exterior. O mundo passou a questionar o modelo de Estado intervencionista nessa época, pois as decisões tomadas nas instituições eram verticalizadas e centralizadas, inclusive na escola.
Nesse contexto, o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, no ano de 1988, passou a lutar para que uma gestão democrática do ensino público fosse instituída, que assegurasse autonomia a cada escola. Havia uma grande necessidade para que as instituições de ensino se adaptassem às novas realidades.
A consequência disso é que o PPP foi instituído na Constituição de 1988. Desde essa época, a realidade local de cada comunidade passou a ser inclusa nas considerações gerais que são analisadas na definição das diretrizes de uma instituição de ensino.
Por que o Projeto Político Pedagógico é uma ferramenta flexível?
Considerando o que é o PPP e quais são os conceitos envolvidos nesse documento, nota-se que esse documento precisa observar tanto a realidade da instituição de ensino quanto da comunidade escolar.
Ou seja, isso quer dizer que ele precisa atender cada grupo e pessoa como um todo ao mesmo tempo. É por essa razão que essa ferramenta precisa ser completa e funcionar como um guia para o grupo, além de ser, é claro, completamente flexível, para que possa se adaptar às necessidades de cada aluno. Dessa forma, é imprescindível que a elaboração do Projeto Político Pedagógico contemple:
- diretrizes pedagógicas;
- plano de ação;
- dados regionais a respeito da aprendizagem;
- quem são as pessoas envolvidas;
- contexto das famílias dos alunos.
É importante destacar que a finalização do PPP não significa o fim desse processo. O documento precisa ser revisto de forma periódica, no mínimo uma vez por ano. Tal revisão permite que os profissionais ajustem os prazos e os objetivos de acordo com os resultados atingidos pelos estudantes. Como você pôde ver, o Projeto Político Pedagógico trata-se de um documento que tem uma grande importância no contexto educacional e deve ser elaborado seguindo todas as regras estipuladas!
Gostou de saber mais sobre o PPP? Então aproveite e compartilhe o texto em suas redes sociais, pois assim seus amigos também vão ter a oportunidade de saber mais sobre esse documento tão importante!