Com o crescimento do mercado e o consequente aumento da competitividade, a captação e retenção de alunos tem se tornado uma das principais pautas de gestão na rotina de administração de instituições de ensino.
De forma geral, o primeiro problema que encontramos na gestão das escolas é que a busca por soluções que contribuam para o aumento da captação de alunos recebe muito mais atenção do que a retenção. Esse talvez seja um dos principais erros das instituições de ensino.
Uma vez que o estudante e seus pais estão inseridos no contexto escolar, é imprescindível investir em estratégias específicas de retenção, garantindo a satisfação e a construção de uma relação de confiança e solidez entre estudantes, pais e escola.
Elaboramos esse artigo para apresentar aos gestores escolares dicas e estratégias de captação e retenção de alunos. Além de entender o que fazer e como fazer, você vai conhecer as melhores práticas e os principais desafios que serão enfrentados durante o processo. Acompanhe!
Entenda as especificidades da sua instituição de ensino
Conseguir atrair o interesse de novos estudantes para uma determinada instituição de ensino é fundamental para manter a competitividade e a qualidade dos serviços prestados. A retenção é outro aspecto igualmente importante, principalmente se levarmos em consideração a instabilidade econômica do país e os desafios diários enfrentados na rotina escolar.
Sem dúvida, a crise econômica que tomou conta da vida dos brasileiros nos últimos anos foi um dos fatores que contribuiu para uma queda brusca na procura dos estudantes por educação em instituições particulares.
Se você é gestor de uma instituição de ensino, precisa estar ciente de que a captação e a retenção são dois temas que devem ser tratados em estratégias conjuntas, já que eles se complementam. Isso significa que não adianta investir em captação se não houver ações efetivas voltadas para a retenção.
Nesse sentido, a primeira dica a ser colocada em prática diz respeito à necessidade de compreender as particularidades da sua escola.
O gestor deve realizar um mapeamento completo da instituição, levantando informações sobre as principais práticas adotadas, os índices de evasão e de ingresso de novos alunos, o cenário competitivo da região onde ela está localizada, e todos os demais fatores que podem influenciar no acesso e na saída de alunos da escola.
Faça um diagnóstico de retenção e evasão escolar
Para compreender a realidade da sua instituição de ensino, é preciso ter em mãos dados concretos sobre a retenção e a evasão de alunos.
A retenção é medida por meio da análise de informações atreladas à permanência de estudantes na escola. Para obter esses dados, o gestor precisa analisar a quantidade de estudantes que entram e saem da escola a cada ano.
Com um relatório que demonstra a realidade da escola, o gestor tem condições de olhar e identificar qual é o nível de ensino que tem o maior número de evasão, o que contribui para que ele foque em estratégias específicas para manter esses estudantes em seu quadro de alunos.
O exame de transferências é outra forma de avaliar os dados sobre evasão escolar. O gestor deve avaliar essas informações tentando encontrar a resposta para a seguinte pergunta: por que os alunos saem e procuram outras escolas?
As respostas e os motivos atrelados à saída de alunos de uma escola são variados. Entretanto, o gestor precisa conhecer e entender essas razões, pois só assim ele terá condições de controlar e diminuir a saída de estudantes, elaborando estratégias específicas direcionadas para a redução do problema.
Entender os pontos fracos da escola é uma excelente forma de compreender quais são os aspectos que precisam de melhoria. Normalmente, a dificuldade de captar ou reter alunos está relacionada a deficiências que afetam diversos outros setores da instituição escolar.
Invista no desenvolvimento da instituição de ensino
Os gestores precisam ter consciência de que os principais fatores atrelados à deficiência na captação e retenção de estudantes estão relacionados aos baixos investimentos realizados na escola. Elencamos a seguir as principais questões que devem ser observadas nas estratégias de gestão escolar. Confira!
Planejamento e gestão financeira
As instituições de ensino precisam estar focadas em oferecer aos estudantes e pais um atendimento diferenciado no que diz respeito às finanças.
A dificuldade de cumprir com o pagamento das mensalidades é uma das causas que faz com que os estudantes deixem às instituições de ensino. Isso acontece por diversos motivos, mas pode ser controlado pela instituição.
Cabe à escola lidar com os problemas financeiros, buscando soluções e oferecendo alternativas que visem minimizar o problema, contribuindo para a permanência dos estudantes na escola.
Entre as dicas que podem ser colocadas em prática, destacamos a necessidade de manter uma comunicação eficiente com os pais, prestando informações sobre reajustes, taxas e cobranças extras.
Também é importante ter uma clara política de inadimplência, mantendo uma padronização na conduta dos profissionais da instituição. Além de evitar o risco de discrepância nas informações prestadas, é preciso tratar o problema de forma séria e ética, evitando a exposição de alunos.
Por fim, oferecer soluções paliativas, como parcelamento da dívida e descontos, pode ser uma excelente saída para a retenção do estudante.
Uso de tecnologias no ambiente escolar
Estamos vivendo uma grande revolução tecnológica e as escolas precisam estar inseridas nesse contexto. Nos últimos anos, o uso de dispositivos como o smartphone e o tablet cresceu exponencialmente. Tudo isso fez com que mudássemos a forma como realizamos atividades rotineiras e até mesmo como nos relacionamos com as pessoas.
O setor da educação não pode ficar de fora desse cenário, por isso é imprescindível investir na criação de ambientes e políticas que permitam a integração do aluno com a tecnologia e o meio digital.
Além de propiciar um ensino de maior qualidade, a escola cria um ambiente que está de acordo com a realidade em que o aluno vive e também com aquela em que ele viverá ao se formar. Isso aumenta a resposta quanto à assimilação dos conteúdos e o estudante fica mais engajado em aprender. Na escola, a tecnologia deve estar diretamente ligada a estratégias de aprendizagem a fim de que tenha significado para os estudantes.
O investimento em novas tecnologias também pode abranger a estrutura física da instituição. Isso pode ser feito por meio da criação de laboratórios e salas específicas direcionados para o uso da internet e de novas tecnologias. Utilizar materiais digitais também é uma forma de diversificar a experiência dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento.
Busca por metodologias inovadoras
A diversificação nas metodologias de ensino é outra excelente forma de atrair a atenção e captar estudantes em uma instituição de ensino. É preciso ter em mente que a aprendizagem acontece de forma mais profunda e duradoura quando o aluno participa do processo de construção do conhecimento.
O setor pedagógico deve estar engajado na busca e na aplicação de novas metodologias dentro da escola. Além de atingir excelentes resultados, os pais e estudantes vão se beneficiar recebendo uma aprendizagem de qualidade e elaborada de forma inovadora.
Investimento em comunicação e relacionamento
O relacionamento é um dos pontos-chaves para o sucesso de qualquer estratégia de captação e retenção de alunos. Investir em relacionamento significa apostar em uma comunicação efetiva com pais e estudantes.
A tecnologia tornou-se uma grande aliada nesse processo. É possível entrar em contato com pais e alunos de forma dinâmica e rápida, minimizando a ocorrência de falhas na comunicação.
Uma dica interessante é investir na comunicação com estudantes e seus familiares por meio de redes sociais, e-mails e plataformas específicas da própria instituição. O importante é que você deixe claro que a escola mantém um canal aberto para interações.
Recursos como mensagens instantâneas são uma excelente forma de comunicação com pais, já que eles permitem que você mantenha um canal permanente, no qual são repassados acontecimentos e informações significativas acerca do ambiente escolar.
Por fim, lembre-se de estar sempre presente, respondendo a todos os questionamentos, tanto de alunos quanto dos pais e familiares. É importante, ainda, investir na criação de informativos, por meio digital (newsletter) ou físico, deixando todos atualizados sobre as ações e notícias da escola.
Lembre-se que o investimento em estratégias de relacionamento com os pais dos estudantes é fundamental. Mantenha-os informados e disponibilize dados atualizados sobre a instituição, as ações e o calendário escolar.
Qualificação permanente dos profissionais
Outro ponto que merece atenção é a qualificação permanente dos profissionais que atuam em sua instituição. Essa dica estende-se não só para o corpo docente, mas também para os profissionais que atuam na parte financeira e administrativa.
A qualificação permanente agrega qualidade nos serviços prestados pela instituição, ampliando a satisfação dos alunos e pais, bem como melhorando o posicionamento da escola frente à concorrência.
Aposte em estratégias de marketing
Além de apostar na comunicação eficiente com os pais e estudantes, é preciso aplicar estratégias de marketing em favor da instituição. O marketing ajuda na construção da sua marca e também contribui para a atração de novos alunos.
O uso do marketing deve considerar as mudanças tecnológicas e as novas demandas do mercado. Isso quer dizer que a tecnologia é uma grande aliada da sua escola. O marketing digital é uma excelente ferramenta, já que contribui para que a instituição seja encontrada no ambiente online, que é frequentado tanto por pais quanto por estudantes.
Criar perfis em redes sociais para interagir com os alunos, desenvolver um site e um blog para compartilhamento de informações sobre a escola, produzir conteúdos relevantes para os pais e estudantes são apenas algumas das ações que podem ser tomadas com o escopo de melhorar a posicionamento da sua marca.
É importante destacar que ações de marketing em instituições escolares devem ser feitas com atenção e cuidado, levando-se em consideração as particularidades do público atendido e a necessidade de manter uma postura alinhada com os valores da instituição.
Busque o apoio de consultorias especializadas
Como mencionamos no início deste artigo, entender as necessidades e especificidades da sua instituição é o primeiro passo para alcançar resultados eficientes em uma estratégia de captação e retenção de alunos.
O apoio de consultorias de empresas especializadas na área contribui para que o gestor alcance os melhores resultados no desenvolvimento de estratégias dentro da sua instituição.
Com o acesso aos serviços de uma mentoria profissional voltada para os gestores, é possível a criação de um projeto institucional a longo prazo que possa atender com excelência às expectativas dos pais e estudantes.
Profissionais com experiência em consultorias na área educacional têm condições de oferecer todo o suporte para a elaboração de estratégias eficazes, não só na captação e retenção, mas também em outras ações voltadas para uma gestão profissional da instituição.
As escolas estão enfrentando inúmeros desafios na captação e retenção de alunos e essa situação está atrelada principalmente às mudanças econômicas e aos diversos desafios que vêm sendo enfrentados pelos brasileiros. Isso aponta para a necessidade de investimento contínuo em estratégias de adequação, o que contribui para que as instituições de ensino consigam manter um padrão de educação, oferecendo serviços de qualidade, captando e retendo os alunos durante todo o seu ciclo de educação.
Como você pôde ver, a aplicação de estratégias para captação e retenção de alunos em sua instituição de ensino deve considerar inúmeros fatores e precisa ser alvo de uma estratégia contínua.
É necessário adaptar suas ações, investindo em um ensino de qualidade, na capacitação de profissionais, em estratégias efetivas de marketing, metologias de ensino inovadoras e em uma gestão financeira alinhada às expectativas e necessidades dos seus estudantes.
Este post trouxe apenas o início de uma estratégia de trabalho que deve ser desenvolvida a longo prazo. Por isso, o gestor deve ter em mente que seus métodos precisam ser revistos, reestruturados e adaptados de acordo com as demandas e eventuais mudanças nas necessidades da sua escola.
O apoio de consultorias especializadas ajuda a entender a realidade vivida pela sua instituição, traçando o perfil da escola, mapeando eventuais pontos fracos e necessidades e contribuindo para a adoção de medidas eficazes e que tragam resultados a curto e médio prazo.
Gostou das dicas e quer investir em estratégias de captação e retenção de alunos na sua instituição? Então entre em contato com a Travessa Educacional e descubra como podemos ajudá-lo!