A captação de alunos é uma preocupação importante que qualquer gestor de instituição de ensino tem. Assim como acontece em outros setores, as escolas precisam investir, frequentemente, em inovação e em maneiras de atrair pais e alunos.

Um trabalho integrado pode render um maior reconhecimento da instituição, novos alunos e a permanência dos que já estudam lá. Por isso, métodos de ensino, formas de divulgação e entendimento do perfil dos estudantes são alguns caminhos que orientam a estruturação de um plano de estratégias para a captação de alunos.

Pensando nisso, preparamos este artigo com ações para a conquista de novos estudantes, bem como atitudes para fidelizar aqueles que já estão matriculados. Confira!

Ações estratégicas para captação de alunos

Definir estratégias e ter uma boa proposta pedagógica é fundamental para alcançar bons resultados. Além disso, é preciso estabelecer dois planos: um de rematrícula, para fidelizar o máximo possível de alunos, e outro para captar os novos estudantes.

Confira, a seguir, as ações estratégicas que destacamos!

1. Seja claro nas campanhas de marketing

É importante ser claro sobre o sistema de ensino e a proposta pedagógica adotada nas ações de marketing da escola. A estratégia de divulgação deve ser baseada nos benefícios que os estudantes terão ao escolher a sua instituição de ensino.

Desse modo, é preciso trabalhar a sua marca e apresentá-la para pais e estudantes de forma clara e estimulante. Os futuros alunos precisam conhecer o diferencial da sua instituição de ensino e o que eles podem esperar quando iniciarem os estudos nela.

2. Conheça o perfil dos estudantes

Conhecer o perfil dos alunos que você pretende captar é necessário para que a proposta pedagógica e as estratégias de marketing sejam corretamente projetadas. Por isso, tenha sempre em mente formas de atrair seu público-alvo.

Para conseguir atingi-los, faça uma pesquisa e conheça os gostos, a forma de pensar e quais tecnologias de comunicação os estudantes geralmente usam. Afinal, é muito importante saber como e com quem falar!

3. Adote canais de comunicação

Investir na tecnologia como meio de comunicação é fundamental para que a comunidade escolar saiba o que está sendo feito na instituição de ensino. Independentemente do diferencial que a sua escola apresenta, é essencial saber comunicá-lo. Nesse aspecto, divulgar fatos e resultados positivos é um bom mecanismo de captação de novos alunos.

Existem diversas formas de colocar esse ponto em prática — seja com meios de comunicação tradicionais, como rádio, TV e jornais impressos, seja com as novas mídias, como a internet. O importante é que a informação seja direta e tenha a ver com a proposta da escola.

4. Forneça descontos e formas de pagamento flexíveis

Uma boa opção é oferecer, aos futuros alunos, soluções mais vantajosas, como descontos ou formas de pagamento flexíveis. Isso é capaz de despertar o interesse de quem busca por instituições de qualidade, mas com valores justos e condições acessíveis.

Se optar por oferecer bolsas de estudos, é possível realizar algumas campanhas limitadas. Já os descontos podem ser concedidos em promoções sazonais ou para os pagamentos efetuados até a data de vencimento da fatura.

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Essas oportunidades podem ser exclusivas para novos alunos. Entretanto, é preciso que o gestor esteja atento ao controle financeiro, para que as oportunidades não ofereçam riscos ao faturamento, comprometendo a escola.

5. Aposte na divulgação via redes sociais

Um dos métodos mais eficazes para a captação de alunos é investir em um sistema de divulgação por meio das redes sociais, como Facebook, Instagram ou Twitter. Abasteça esses canais com dicas, informações relevantes e benefícios de estudar em sua instituição de ensino. Esses informes podem ser publicados em um blog da escola, por exemplo.

Para que as redes sociais cumpram suas funções adequadamente, é importante direcionar um colaborador para responder as perguntas e esclarecer todas as dúvidas. Todo o material produzido projetará o nome da escola, causando um maior reconhecimento e, consequentemente, atraindo mais alunos.

Ações essenciais para fidelização dos alunos

Além de trabalhar para a captação de alunos, um bom gestor deve trabalhar para que haja a fidelização dos estudantes já matriculados. Para isso, é preciso motivar os professores, garantir a qualidade do ensino e a satisfação dos pais.

Veja algumas formas de fidelizar os alunos, em seguida!

Estabeleça canais de comunicação eficientes

Estabeleça canais de comunicação escolar que permitam escutar o que o corpo docente, o corpo discente e os demais colaboradores têm a dizer sobre a escola. Opiniões a respeito dos pontos positivos, negativos e de melhorias podem ajudá-lo a ter um panorama real da situação escolar.

Além do mais, envolver a comunidade escolar no processo e entender o que eles esperam da instituição garante um ambiente de estudos mais produtivo. Isso também assegura a criação de um capital social, uma vez que os próprios pais, alunos e professores vão divulgar as vantagens de se estudar lá.

Invista em modelos de aula diferenciados

Com o constante aperfeiçoamento e atualização das metodologias de ensino, uma boa forma de fidelizar os alunos é investindo em modelos de aulas modernos, diferenciados e que estimulem o conhecimento.

Um exemplo já consolidado é o ensino híbrido. Nele, os professores ensinam e os alunos aprendem em tempos e locais variados. Dessa forma, as aulas tornam-se menos expositivas e, ao mesmo tempo, muito mais produtivas e participativas. Com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), os estudantes permanecem motivados e conectados à sua instituição.

Incentive a publicidade dos atuais alunos

Conforme os alunos matriculados vão se familiarizando com a escola e se sentindo acolhidos, importantes e contentes com a proposta pedagógica, eles se tornam fãs da instituição e tendem a diminuir o número de evasões.

Por isso, é importante cuidar dos alunos com atenção e dedicação, e incentivar que eles não deixem de reconhecer a qualidade da instituição de ensino. Depois, promova a publicidade dos bons alunos como forma de retê-los e incentivar que os demais se mantenham estimulados com a escola.

Como você pôde ver, muito além da quantidade de matrículas, a captação de alunos mostra que a instituição oferece um ensino de qualidade, permitindo que ela cresça. Além disso, seguir estratégias e ter uma boa proposta de gestão escolar é fundamental para alcançar bons resultados.

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