Adotar estratégias de captação e retenção de alunos é essencial para os bons resultados de uma instituição escolar. Assim, um programa de indicação é uma excelente forma de alcançar os objetivos estabelecidos pela gestão.

Entretanto, para obter bons resultados, é importante construir um planejamento baseado em conhecimento e informações relevantes sobre o funcionamento desse tipo de ação.

Neste artigo, mostraremos como criar um programa para favorecer a indicação de alunos nas escolas. Além de entender os principais conceitos envolvendo o tema, você vai descobrir como esse tipo de ação funciona na prática e quais são as vantagens que traz para a gestão. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um programa de indicação de alunos?

A captação de alunos para as escolas ainda é um grande desafio para os gestores e diretores das instituições. É muito frequente que as escolas não consigam atingir as suas metas de novos alunos, mesmo com a criação de campanhas de marketing.

Os programas de indicação surgem como um mecanismo para minimizar o problema, tendo em vista que a sua principal função é justamente atrair novos alunos, por meio de indicações de pessoas que já fazem parte do ambiente escolar.

Os programas de indicação são utilizados em diferentes tipos de empresas, pois as pessoas que gostam de um produto ou serviço têm o hábito de compartilhar suas experiências com outras. Essa prática positiva pode ser sistematizada pelas indicações, por meio das quais os estudantes/pais satisfeitos recomendam a instituição escolar para outra pessoa — normalmente um amigo ou parente.

Como funciona esse tipo de programa?

O grande diferencial dos programas de indicação é que, além de atraírem novos alunos para a escola, eles contribuem para a aproximação da instituição com pais e estudantes. Além disso, quem chega por meio de uma indicação está muito mais propenso a efetuar a matrícula e indicar a escola para outras pessoas.

No âmbito do planejamento e gestão escolar, os programas de indicação são ações desenvolvidas pela escola, por meio da oferta de uma recompensa para quem indicar um estudante que venha a se tornar efetivo aluno da instituição.

Como colocar um programa de indicações em prática?

Para criar esse tipo programa, o primeiro fator a ser considerado pela equipe de gestão é o aspecto financeiro. Geralmente, as escolas optam por oferecer descontos nas matrículas ou na mensalidade do aluno que indicou um estudante para a escola.

Esses descontos precisam ser planejados adequadamente, levando em conta todas as particularidades financeiras da instituição. Além disso, é muito importante estabelecer limites de indicações ou descontos por aluno.

O limite para descontos progressivos

Vamos pensar em um exemplo prático: imagine que a sua escola decida criar um programa desse tipo. Nele, toda indicação que resultar na matrícula efetiva de um novo aluno trará, como benefício, 10% de desconto na primeira parcela da mensalidade escolar do aluno indicador e também do estudante que foi convidado.

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Agora, imagine que o aluno indicou não um, mas sim três novos amigos, que assinaram contratos de prestação de serviços com a sua instituição. Como se daria o desconto nesse caso? Seria viável oferecer 30% de desconto na primeira mensalidade?

Por isso que é relevante e necessário considerar situações específicas, prevendo o caminho a seguir no caso de várias indicações. Isso é essencial para evitar eventuais problemas no equilíbrio financeiro da escola.

A oferta de diferentes tipos de recompensa

Uma dica interessante é criar um programa com descontos progressivos — caso a escola tenha orçamento para isso — ou com diferentes alternativas de recompensa. Por exemplo:

  • a indicação de um aluno se reverte em 10% de desconto em uma mensalidade;
  • dois alunos indicados resultam em 10% de desconto, mais uma mochila;
  • três alunos indicados trazem 10% de desconto, uma mochila e mais um casaco escolar.

Uma possibilidade a considerar é fazer uma pesquisa prévia de interesse entre os alunos, para levantar o que gostariam de ganhar em caso de indicações. O importante é formatar o programa de indicação de acordo com a realidade de cada escola e levando em conta as suas particularidades, necessidades e finanças.

Quais são as vantagens dos programas de indicação?

Quando se fala em vantagens de programas de indicação, podemos citar pelo menos três grandes benefícios. O primeiro deles é o baixo investimento que esse tipo de solução exige.

Baixo custo de implementação

Para a instituição escolar, o custo de criar um programa de indicação — seja concedendo eventuais descontos nas mensalidades, seja oferecendo brindes aos estudantes — é muito menor do que seria gasto com outras modalidades de campanhas para captação de alunos. 

Para levantar esse custo, consideramos não só os benefícios oferecidos para os estudantes, mas também todo o processo que envolve a criação do programa e a sua divulgação dentro do ambiente escolar.

Portanto, se você imagina que o custo pode tornar um programa inviável, reconsidere seus conceitos, já que o baixo investimento é uma das grandes vantagens dos programas de indicação.

Alto índice de retorno

Outro benefício observado são as altas taxas de retorno. As instituições escolares que adotam os programas de indicação costumam ter excelentes resultados em suas estratégias. Ou seja, a taxa de retorno é muito alta. A razão disso? Esse tipo de estratégia consiste em algo bem direcionado, com objetivos claros e metas bem definidas. 

Fortalecimento do vínculo entre escola, pais e alunos

Por fim, o terceiro benefício que merece uma atenção especial dos gestores é a oportunidade de criação de vínculos estáveis com os pais e alunos, aproximando-os da instituição. A oferta de programas de indicação é uma demonstração de que a escola tem interesse em construir uma base sólida com os pais e alunos, acreditando na satisfação deles.

A oferta de um benefício em troca de indicações contribui para a fidelização e aumenta a credibilidade da escola, facilitando o trabalho de prospecção de novos alunos e contribuindo de forma significativa para o sucesso da instituição que cresce, tem a oportunidade de se especializar cada vez mais e, consequentemente, contribui para o sucesso e desenvolvimento dos seus estudantes.

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