Garantir os melhores resultados em uma instituição de ensino pode ser um desafio. Afinal, lidamos com pessoas que pensam e agem de formas distintas e, com isso, direcionamos tempo valioso para a resolução de conflitos ou outras questões que poderiam nem existir com uma boa liderança em gestão escolar no comando.
Sendo assim, entender de fato o que significa liderar, quais os tipos de liderança existentes, bem como, quais os principais desafios que um líder enfrenta em seu dia a dia, é imprescindível para a sua execução na gestão escolar.
Quer saber mais sobre o assunto? É exatamente sobre isso que nós falaremos neste post!
Qual o conceito de liderança no ambiente escolar?
Liderar vai muito além de ordenar. Aliás, esse é um pensamento antigo e errôneo sobre o assunto. Liderar significa, na verdade: “dirigir, direcionar”.
Dessa forma, um bom líder é aquele que não simplesmente manda e espera que o obedeçam. Mas sim, alguém que trabalha em prol de toda a equipe, direcionando suas ações, enquanto realiza as suas próprias funções.
No ambiente escolar, um líder precisa pensar de forma ampla e multifocada. Além disso, é preciso ter em mente que vários líderes podem coexistir em um mesmo ambiente e que é preciso que cada um deles tenha muito claro, o local onde de fato lideram e quais são suas atribuições.
Por exemplo, professores podem ser líderes em suas salas de aula, mas não lideram a equipe gestora da escola em que atuam. Em contrapartida, o diretor dessa mesma escola, além de liderar a equipe gestora, também pode exercer um papel de liderança perante os alunos daquelas salas de aula.
Independentemente da situação, a liderança no ambiente escolar deve ter como foco a formação de equipes (administrativa, de professores, de alunos etc.) concentradas em melhorias constantes para a melhor execução possível de suas atribuições e melhores resultados em todas as esferas da escola.
Quais são os principais tipos de liderança em gestão escolar?
De nada adianta querer muito fazer algo, sem saber como esse algo funciona na prática. Sendo assim, para ser um bom líder é preciso conhecer os tipos de liderança existentes, bem como o melhor momento para exercer cada um deles.
Importante ressaltar, que quando falamos em liderança em gestão escolar, falamos de todos aqueles que de alguma forma exercem esse papel no ambiente escolar, incluindo os professores. Da mesma forma, quando falamos em colaboradores, podemos estender essa classificação de “liderados” também para os alunos em sala de aula.
Agora sim, vamos conhecer os principais tipos de liderança. Acompanhe!
Liderança Autocrática
Altamente focada no “chefe”, a liderança autocrática centraliza o líder em uma situação de poder absoluto. Nesse modelo, todas as decisões são tomadas pelo líder que, geralmente, exerce sua posição com “rédeas curtas”.
Pode até ser um modelo eficaz para cargos de alto escalão, como o presidente de uma empresa. No entanto, esse tipo de liderança é um dos maiores responsáveis pela perda de excelentes profissionais devido a forte pressão e hostilidade que pode influenciar o ambiente de trabalho.
Liderança Democrática
Por outro lado, temos liderança democrática que, embora o líder mantenha sua responsabilidade pelas decisões inerentes ao cargo, seu foco passa a ser nas necessidades coletivas acima das individuais.
Para isso, ele pode consultar a opinião das equipes, solicitar ideias, feedbacks e até mesmo, abrir espaço para que novas propostas sejam formuladas. Dessa forma, os colaboradores se sentem valorizados, o que aumenta consideravelmente o engajamento no ambiente de trabalho e, consequentemente, diminui a rotatividade.
Liderança Liberal
Enquanto a liderança democrática permite que as decisões sejam tomadas em equipe, desde que o líder esteja de acordo e tenha um papel decisivo nas deliberações. A liderança liberal propõe que as equipes tenham total liberdade e decidam por si só, quais serão as melhores estratégias a serem implementadas.
Embora essa seja uma excelente opção para equipes altamente qualificadas, nas quais os colaboradores sejam automotivados e empáticos uns com os outros, esse modelo pode não funcionar tão bem nos casos onde haja falta de motivação, procrastinação constante ou até mesmo desentendimentos, necessitando, portanto, de um mediador.
Liderança Situacional
Completamente adaptável, a liderança situacional é exercida de acordo com a situação apresentada em cada momento, bem como o nível de maturidade de cada colaborador. Afinal, nem todos os problemas terão a mesma solução e nem todas as pessoas, responderão da mesma forma a estímulos iguais.
Sendo assim, a personalização da liderança, pode ser uma excelente ideia, seja na condução de colaboradores, seja na melhor maneira de abordar um problema. Um bom líder nesses casos, precisa desenvolver estrategicamente várias formas de liderança, além de se manter sempre atualizado para exercer essas funções.
Quais são os principais desafios do cargo e como superá-los?
A liderança pressupõe a aceitação por parte dos liderados acerca das decisões tomadas pelo líder. Só que nem sempre isso acontece e é aí que os principais desafios começam a aparecer e se não forem resolvidos a tempo, podem causar problemas ainda maiores.
Veja alguns dos principais desafios que um líder pode encontrar:
- foco maior em tarefas que em pessoas;
- falta de transparência e quebra nas relações de confiança;
- dificuldade no alinhamento das equipes;
- baixo engajamento e motivação, entre outros.
Para dissolver esses obstáculos, ter uma equipe bem alinhada aos processos da escola, onde cada um entende de forma clara qual o seu papel na instituição, bem como as rotinas diárias que funcionam no ambiente em que atuam, pode fazer a diferença nos resultados das equipes.
Uma forma de garantir esse alinhamento, é contar com um serviço de consultoria educacional para auxiliar, possíveis mudanças estruturais, treinamentos de colaboradores e líderes, além de diversas outras melhorias possíveis nos resultados da escola como um todo.
Para escolher uma boa consultoria, avalie sua expertise, a opinião dos clientes, o investimento necessário, e claro, a proposta que essa empresa ou profissional oferece para cada caso, incluindo o desenvolvimento da liderança em gestão escolar que foi o assunto deste post.
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