As férias escolares formam o momento ideal para a escola se planejar e deixar tudo pronto para o próximo ano letivo. Nesse período de recesso, cabe à diretoria criar planos e definir ações que deverão ser colocadas em prática no ano seguinte para os estudantes.

Um dos maiores benefícios de utilizar essa época tem a ver com a produtividade da gestão. Em vez de consumir semanas úteis, quando a escola já está em funcionamento, é possível fazer tudo com mais eficiência. O planejamento também ajuda a evitar problemas e a explorar ao máximo as oportunidades, o que potencializa as chances de sucesso da instituição.

A seguir, veja como a diretoria pode se planejar nesse período para obter bons resultados no próximo ano letivo!

Faça um planejamento orçamentário

Cuidar dos recursos financeiros adequadamente permitirá que a escola tenha os valores necessários para remunerar os professores, desenvolver atividades e manter a estrutura. Então, faz sentido começar pela criação de um planejamento orçamentário.

Considerando o número de alunos atuais e os valores das mensalidades, defina qual será provável entrada para o próximo ano. Para tornar o planejamento mais preciso, vale estimar o total de transferências e a captação de novos alunos, que ampliarão os ganhos.

Além disso, pondere quais serão os prováveis gastos. Pense nos salários dos professores e de demais funcionários, bem como nos custos com materiais e insumos diversos. Com base em tudo isso, divida os valores de acordo com setores e prioridades.

Preveja, ainda, custos com projetos específicos e pontuais, por exemplo. Não se esqueça de criar um fundo de emergências para imprevistos e de considerar um potencial índice de inadimplência por parte dos pais e responsáveis.

Defina questões administrativas

O planejamento também deve incluir as atividades administrativas e operacionais da instituição. Durante as férias escolares, vale a pena rever a execução dessas diversas tarefas, em busca de melhores resultados.

Esse é um ótimo momento para rever os cargos atualmente ocupados e suas responsabilidades. Deixá-las mais claras, por meio de um organograma, pode ajudar a aumentar a motivação e o desempenho do time.

Também é a hora de definir metas de captação de alunos e de rematrículas, que vão orientar as campanhas adequadas. Se houver uma falta de padronização de processos, aproveite para estabelecer proceder em caso de atrasos no pagamento ou de problemas com algum aluno, por exemplo.

A intenção é criar um planejamento completo, com todas as questões que afetam o funcionamento e o cotidiano dos negócios. Assim, é possível ter mais controle e visibilidade, além de resultados melhores.

Implemente mudanças nos processos

Após dar atenção às questões administrativas e operacionais da escola, é natural reconhecer a necessidade de fazer algumas mudanças. Pode ser o caso de instituir novas políticas de conduta para os estudantes, novas maneiras de medir resultados para os professores e assim por diante.

Powered by Rock Convert

As férias escolares formam o período ideal para implementar as alterações de forma controlada, consistente e segura. Então, use essa fase para especificar o que precisa ser alterado, adicionado ou mesmo retirado dos processos da instituição.

Inclusive, é o momento de alterar a matriz curricular. Se for necessário atualizá-la ou se a ideia for torná-la ainda mais robusta, é o período perfeito para definir as alterações. A ideia é ter uma organização completa sobre o que fazer e como proceder, nas diversas áreas da instituição. Isso vai ajudar a evitar erros e desperdícios, além de melhorar o aproveitamento de potencial.

Elabore e execute os processos de reformas

Por falar em mudanças, elas não precisam acontecer apenas em termos operacionais e administrativos. Se fizer sentido, as férias escolares trazem a oportunidade de realizar reformas na infraestrutura da instituição. Para que tudo ocorra da maneira certa, crie um bom projeto que contemple as demandas de reforma. Isso inclui contratar um profissional especializado nesses ambientes e definir quais são as necessidades.

Entre as reformas, é possível prever a pintura das salas e da quadra e a repaginação do pátio, por exemplo. Também há a oportunidade de corrigir problemas, inclusive em relação a questões estruturais. Provisione corretamente os recursos e defina indicadores, como em relação à entrega ou ao nível de qualidade esperado. Dessa maneira, os estudantes encontrarão uma escola ainda mais preparada para recebê-los.

Adote novas soluções tecnológicas para o dia a dia

As férias escolares também trazem a oportunidade de adotar novas ferramentas para o cotidiano da instituição. É o caso de pensar em novidades de tecnologia para garantir que a experiência de todos seja melhor.

Em relação à gestão, é possível considerar a contratação de um sistema especializado e voltado para as principais necessidades, por exemplo. Contar com uma plataforma voltada para medidas de gerenciamento também é eficaz.

Sobre as salas de aula, vale a pena avaliar as soluções multimídia para tornar as aulas mais dinâmicas, por exemplo. No relacionamento com pais, responsáveis e alunos, há alternativas inéditas que usam a internet para favorecer o contato. Use as férias escolares para explorar essas opções e descobrir quais são as melhores para as demandas do seu colégio.

Contrate uma consultoria educacional especializada

Ainda que essas ações sejam absolutamente necessárias e positivas, nem sempre é fácil executá-las. Mesmo diante da relativa tranquilidade das férias, pode tomar certas decisões pode trazer algumas dúvidas. Para não falhar no planejamento, esse é o momento certo para contratar uma consultoria educacional. Tenha um baixo custo e tenha um alto índice de retorno. Sua escola a melhor sempre!

A Travessa Educacional poderá oferecer uma metodologia já consolidada, os gestores da sua escola podem contar com consultores altamente capacitados. Com o auxílio certo, será possível implementar um manual da gestão qualidade na escola e definir quais são as maneiras ideais de agir.

O melhor é que tudo pode ser feito com ajuda da tecnologia. Por meio de uma plataforma de serviços, todos os novos processos e os dados ficarão documentados e sempre disponíveis. Com a orientação adequada será possível potencializar o planejamento e a execução.

As férias escolares trazem uma boa oportunidade para a sua escola se preparar para o próximo ano letivo. Com essas dicas, dá para aproveitar esse período ao máximo e obter os melhores resultados com estudantes, pais e equipe.

Agora que você já sabe como explorar essa fase corretamente, compartilhe o post nas suas redes sociais e converse sobre isso com seus contatos!