Diretores preocupados com a qualidade do ensino oferecido nas suas escolas devem ficar atentos quanto as tendências que vêm tomando conta do ramo educacional. Nesse contexto, a educação híbrida está ganhando cada vez mais espaço nas escolas que necessitam investir em alternativas pedagógicas para se destacarem.
Desenvolvemos este texto no intuito de auxiliar você a ampliar os seus horizontes de investimentos relacionados a evolução do ensino proporcionado na sua escola. Não perca a chance de sair na frente com essa metodologia. Confira o conteúdo completo!
O que é educação híbrida?
Educação híbrida é um método pedagógico que mescla os melhores elementos do ensino presencial e a distância. A técnica surgiu como uma maneira de flexibilizar o aprendizado dos jovens de maneira a personalizá-lo no ambiente virtual, trazendo novas possibilidades de ensino, sem perder de vista os benefícios proporcionados por meio da convivência em sala de aula.
Essa é verdadeiramente uma alternativa que pode qualificar diversos alunos que necessitam de uma flexibilidade maior de aprendizado, sem perder de vista a qualidade do curso. Existem diversas vantagens relacionadas a metodologia híbrida da educação e se destacam as seguintes:
- maior autonomia durante a aprendizagem;
- melhor comunicação entre alunos e professores;
- melhor qualificação para o mercado de trabalho;
- grande aproximação com aparatos tecnológicos.
Como a educação híbrida pode ser implantada na sua escola?
Agora que você sabe o que é educação híbrida e quais as suas principais vantagens, não deixe de conferir nossas dicas de como implantar esse método na sua escola. Confira abaixo!
Realize a rotação por estações de trabalho
A rotação por estações é aquela onde os alunos são inseridos em diferentes atividades, cada uma fazendo parte de uma estação, sendo a sala de aula o espaço utilizado para ser subdividido em cada metodologia de ensino.
Para implantar o ensino híbrido por meio de uma rotação você deve dividir o espaço acadêmico em estações de trabalho, em que cada parte contará com uma meta específica, mas sem perder o foco no objetivo central da sala de aula. Nesse modelo, ao menos uma dessas estações deve trabalhar com a aprendizagem online, trazendo alguma ferramenta que esteja conectada à internet.
Faça a rotação individual
A rotação individual, muito semelhante a anterior, proporciona roteiros personalizados de aprendizagem elaborados pelo professor, mas para cada aluno isoladamente. Assim, os jovens estarão em uma rotina pedagógica específica e que faça mais sentido para a sua aprendizagem.
Essa técnica considera a bagagem intelectual que os jovens carregam individualmente, pensando sempre em minimizar as suas dificuldades de aprendizado.
Proporcione uma sala de aula invertida
A sala de aula invertida é um modelo de ensino em que o aulo é orientado a buscar por informações sobre o que será abordado na escola para que no momento em que o professor explicar a matéria ele esteja mais preparado. Logo em seguida, o jovem aprofundará os seus conhecimentos fora do ambiente escolar e consolidará o que aprendeu.
Existem alguns desafios quanto a aplicação da educação híbrida. Devemos destacar a boa estrutura da escola para disponibilizar computadores e aparelhos necessários ao aprendizado, além de um bom plano de aulas a ser elaborado pelos professores.
Caso você esteja interessado em aplicar esse método, mas ainda não sabe por onde começar, saiba que a Travessa Educacional está pronta para lhe ajudar a encontrar as melhores plataformas digitais, que podem auxiliá-lo a colocar em prática essa ideia.
Siga a Travessa Educacional no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn e fique por dentro das maiores novidades sobre educação no Brasil!