Aprender a avaliar competências e habilidades dos educadores pode assegurar formas mais concretas de adotar medidas preditivas, a fim de melhorar os processos educacionais. Para tanto, a gestão escolar deve manter o foco em uma visão mais integrada das responsabilidades e habilidades docentes.
Neste artigo, abordaremos as competências e habilidades desejáveis em um professor moderno e a relevância dessas qualidades no processo ensino-aprendizagem como um todo.
Discorremos, ainda, sobre a importância de ter medidas preditivas em uma instituição de ensino, bem como a influência dessas ações no desenvolvimento de estratégias para atingir as metas mais desafiadoras. Acompanhe!
Por que é importante focar nas competências e habilidades docentes?
Habilidade é tudo aquilo que um indivíduo consegue fazer e tem um bom domínio na realização dessa atividade. Por outro lado, as competências são vistas como a capacidade de solucionar problemas e de tomar decisões mais acertadas.
Somadas, essas virtudes tornam-se importantes pilares na construção de um sistema educacional inovador e que valoriza o conhecimento e a aptidão para aplicá-lo. Além de manter o foco nas competências e habilidades docentes, trabalhar com a predição na escola pode ser uma alternativa para facilitar a gestão e fortalecer a imagem da instituição.
Sob o ponto de vista corporativo, a análise preditiva é uma ferramenta de gestão que tem gerado resultados interessantes quanto à tomada de decisão. Os fundamentos dessa estratégia permitem prever os acontecimentos futuros com base na análise estatística dos fatos. A realização da análise preditiva sinaliza um melhor planejamento de atividades. Mais do que isso, possibilita criar um modelo de gestão personalizado, eficiente e focado na avaliação de competências e habilidades necessárias ao bom desempenho institucional.
Portanto, manter uma visão integrada das competências e habilidades docentes é fundamental nesse processo. O professor do futuro precisa estar alinhado às transformações do universo educacional, desenvolver novas virtudes e aprimorar as que já têm.
Além disso, estamos vivendo na era da informação e da tecnologia. Jamais se consumiu e se produziu essa quantidade de conteúdo, e tudo isso se deve à grande facilidade que as pessoas têm em acessar esses conteúdos e essas informações, principalmente após a expansão da Internet.
Sendo assim, as instituições de ensino precisam mudar o mais rápido possível seu posicionamento. Antes de toda essa revolução da informação, a escola era vista como principal responsável por disseminar os conteúdos, o que hoje em dia já não faz mais sentido, afinal de contas, os estudantes têm acesso aos conteúdos sem precisar da escola, tendo ainda a facilidade de consumi-los na velocidade, quantidade e momento que quiserem.
É por isso que as escolas precisam focar seu trabalho em competências e habilidades para que possam preparar os alunos para lidarem com situações de seu dia a dia, sendo capazes de solucionar problemas reais. Sem contar que essa postura demonstra também alinhamento com todas as tendências educacionais que mostram a importância de colocar o estudante como protagonista.
Por fim, não podemos deixar de enfatizar que as provas do ENEM e do Saeb são completamente orientadas por Matrizes de Referências com competências e habilidades, no caso do ENEM, e competências, habilidades e descritores, no caso do Saeb. Assim, as instituições de ensino que trabalham com a proposta de ensinar os alunos a compreender e resolver os problemas a sua volta, além de formar alunos mais preparados para lidar com os desafios da vida, vão prepará-los para que tenham um bom desempenho nas provas.
Quais são as competências e habilidades desejáveis em um docente?
O desenvolvimento de competências e habilidades é essencial em todas as profissões. Entretanto, para quem atua na Educação, desenvolver essas qualificações é fundamental para melhorar o desempenho das atividades de ensino-aprendizagem e personalizar o processos educacional.
Nesse contexto, confira quais são os atributos necessários e desejáveis a um professor:
Versatilidade para adotar metodologias diferentes
A multidisciplinaridade e a versatilidade adquirem um sentido ainda mais amplo no universo corporativo. Na escola, devido ao papel do docente, isso também não é muito diferente. Mediante a facilidade de acesso aos meios de comunicação — que possibilita que crianças e adolescentes alcancem qualquer tipo de informação —, o ensino deve ser praticado sob essa nova perspectiva.
Como o processo de aprendizagem tradicional já não atende à expectativa do aluno do século 21, os professores precisam adotar metodologias de ensino diferentes. É preciso buscar alternativas que explorem o potencial de crianças e adolescentes, de modo que eles compreendam a utilidade de cada informação.
Familiaridade com novas tecnologias
Daqui a alguns anos, a diferença mais perceptível a ser notada entre a atuação dos professores do passado e do presente será o uso dos recursos tecnológicos. Isso porque, em um futuro bem próximo, ter o domínio sobre as ferramentas tecnológicas será um pré-requisito para ingressar no mercado de trabalho.
Todavia, vale destacar que isso não se limita apenas ao aprendizado de um novo software ou equipamento. Mais do que isso, é necessário ter capacidade de compreendê-lo e de dominá-lo profundamente a fim de aproveitá-lo ao máximo como recurso educacional.
Logo, ter familiaridade com as novas ferramentas é ser capaz de transformar a tecnologia da informação em recursos estratégicos. Essa habilidade é essencial para a disseminação do conhecimento em prol do alcance das metas educacionais.
Inteligência emocional bem desenvolvida
Além da busca pelo aperfeiçoamento constante, encontrar meios de desenvolver a inteligência emocional é imprescindível nesse processo. A capacidade de exercer o controle emocional é um fator-chave para lidar com situações adversas e minimizar o efeito delas no desempenho dos alunos.
A inteligência emocional permite que os docentes auxiliem os alunos a lidarem com as emoções dentro e fora da escola. Essa medida pode ajudar os educandos a se tornarem aptos para controlar seus medos, além de incentivá-los a explorar sentimentos positivos e mais motivadores.
Quais são as competências necessárias ao professor moderno?
Uma das tendências da contemporaneidade é o foco em características que promovam o desenvolvimento integral do ser humano. A educação moderna está em um processo de evolução do ensino conteudista para uma metodologia baseada em competências e habilidades socioemocionais.
Nesse sentido, saber avaliar competências e habilidades docentes pode promover mais eficiência e eficácia no processo de ensino-aprendizagem. A gestão escolar precisa focar em estratégias que atinjam essa meta. Para tanto, veja algumas atribuições que são imprescindíveis ao perfil do professor moderno:
Inovador
As transformações impostas pelo desenvolvimento tecnológico moldaram o comportamento da sociedade, de modo que o saber não é mais um diferencial. Contudo, é preciso aplicar o conhecimento e usá-lo de forma útil e positiva.
Entre as competências mais valorizadas está a capacidade de aderir às inovações. Um professor atualizado, antenado e alinhado às novidades tem mais facilidade de planejar ações expressivas e que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e moderno.
Entusiasta de novas tecnologias
O atual cenário mercadológico também sofre com as mudanças resultantes da tecnologia. Diante disso, a escola deve repensar o seu currículo e desenvolver indivíduos com aptidões que facilitem a adaptação deles a esse contexto.
É preciso formar e capacitar professores que fujam do mero ensino conteudista e dominem um conhecimento baseado na tecnologia da informação. Hoje, não é mais necessário assimilar ou decorar conteúdos. Tudo pode ser facilmente acessado por um smartphone a qualquer momento.
Criativo e motivado
A criatividade é a habilidade de produzir e de expressar ideias originais. Essa habilidade é vista como o combustível da inovação. Um professor motivado é mais proativo, tem a imaginação mais aguçada e estimula seus alunos em busca de novidades.
Sociável e empático
Ter sociabilidade e empatia é indispensável para viver coletivamente e de maneira colaborativa. Esse aspecto é fundamental para entender o outro e processar uma comunicação autêntica e eficaz. Isso não se limita apenas a fala, mas inclui a escuta, o autocontrole e a capacidade de interação com os alunos.
Nesse contexto, o investimento na educação socioemocional é indispensável para que o professor consiga auxiliar o aluno a dominar as emoções e a explorar as múltiplas inteligências. Para ajudar outros, o educador precisa desenvolver suas próprias responsabilidades e competências.
Como avaliar habilidades e competências dos docentes?
Confira, a seguir, algumas dicas relevantes de como avaliar as competências e habilidades dos professores:
Peça aos docentes que façam uma autoavaliação
Esse é um instrumento muito usado, que pode ser feito ao final dos semestres e retomado durante o ano letivo. Portanto, é fundamental que seja feito por escrito.
A autoavaliação pode ser realizada em formato de um questionário com respostas preparadas previamente para que o docente apenas escolha o que for mais apropriado. Além disso, podem conter itens para que o profissional responda de maneira dissertativa. O ideal é que não seja longo, pois vai ficar cansativo e as respostas vão se tornar automáticas ou então genéricas demais sobre o assunto.
Ouça os representantes de classe
Muitos estudantes se sentem mais à vontade quando conversam entre si. Os representantes podem comunicar à direção ou ao coordenador as opiniões dadas pelos colegas. Esse é um modo de avaliar os docentes e de manter um ótimo relacionamento com os alunos.
Acompanhe algumas aulas
Uma vez combinado desde o começo do ano letivo, o diretor ou o coordenador podem decidir a qualquer hora assistir às aulas do professor. Há ainda a possibilidade de que uma aula seja gravada para que seja possível assistir juntos e fazer comentários.
Observe o que o docente tem feito para inovar nas aulas
Aproveite que vai assistir a uma aula e observe se o docente está fazendo uso de algum material ou de uma técnica diferente e inovadora. Além disso, é interessante solicitar aos professores que registrem no diário de classe quando lançarem alguma atividade diferente. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar o trabalho que está realizado em sala e avaliar as competências e as habilidades do profissional.
Qual a importância do feedback no desenvolvimento de competências e habilidades do corpo docente?
Após colocar em prática essas diferentes formas de avaliação, é fundamental apresentar o feedback aos professores para que eles saibam o que devem melhorar e o que está fazendo de forma correta. No momento da conversa individual com cada membro, é possível esclarecer os pontos da atuação do docente que acredita precisar de aprimoramento, como o modo de tirar as dúvidas dos estudantes ou a falta de interação e de didática, por exemplo.
É preciso ser bastante objetivo e claro em seu feedback para que o professor não fique com dúvidas e para que ele entenda o que deve melhorar em sua prática profissional. Além disso, é importante incentivar os educadores a se autoaprimorarem, comentando os pontos positivos e indicando cursos e leituras, além de várias outras orientações.
Independentemente do método, o feedback precisa sempre fazer parte do sistema de avaliação. Lembrando que apenas entregar o resultado para o corpo docente não é suficiente. É preciso ter um responsável na escola que trabalhe exclusivamente com esse processo para que possa interpretar os resultados e passá-los para o profissional de modo construtivo, pois assim ele vai poder aproveitá-los para melhorar o seu desempenho.
Percebe-se, então, que a avaliação de competências e habilidades é o caminho mais seguro para a gestão se adequar à nova realidade exigida pelo sistema educacional do século 21 e se transformar na escola do futuro.
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