Os indicadores de qualidade escolar têm o objetivo de medir todas as ações que ocorrem nas escolas, identificando, assim, seus pontos fortes e fracos. Por isso, é imprescindível que o diretor esteja atento e acompanhe os indicadores de perto, a fim de possibilitar melhorias para a comunidade escolar sempre que for necessário.
Nesse caso, é possível utilizar determinadas ferramentas de gestão para o aprimoramento e desenvolvimento da escola. Tendo em mãos as informações reais relativas ao desempenho dos alunos, os educadores, por exemplo, podem realizar um planejamento pedagógico mais eficiente e que atenda às necessidades de aprendizagem, levando sempre em consideração as demandas dos discentes.
Acompanhe a seguir e fique por dentro dos principais indicadores de qualidade escolar e sua importância para o ambiente de ensino como um todo. Confira!
O que são indicadores de qualidade escolar?
Os indicadores de qualidade são ferramentas que os gestores utilizam para averiguar a performance e o desempenho da escola. As medições são fundamentais para rever e corrigir ações que não estejam dando resultados efetivos, ou seja, o maior objetivo é alcançar níveis de melhoria e excelência no atendimento da comunidade escolar.
Sendo assim, é muito importante que os diretores acompanhem os indicadores constantemente, atuando na identificação de problemas e fazendo o levantamento de informações relevantes para o desenvolvimento da escola. O ideal é que todos os envolvidos no processo tenham acesso aos dados referentes à realidade do ambiente de aprendizagem e seus diversos fatores.
Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados?
Como você deve ter percebido, os indicadores de qualidade permitem realizar um diagnóstico completo do colégio, com o intuito de identificar falhas na aprendizagem e aperfeiçoar os processos para que apresentem melhores resultados. Portanto, veja, a seguir, quais são os indicadores mais utilizados no âmbito escolar.
Ensino e aprendizagem
O primeiro passo é mensurar a qualidade da prática pedagógica como um todo, verificando se a proposta está de acordo com as definições estratéegicas da escola. Também se verifica, por exemplo, se os alunos com necessidades especiais são efetivamente incluídos no processo de ensino e aprendizagem.
Clima escolar
O indicador do clima deve analisar se a escola tem sido um ambiente acolhedor, agradável e, principalmente, saudável para os estudantes socializarem e conviverem com a diversidade. Do mesmo modo, é preciso averiguar se valores traçados pela instituição, como a disciplina, o respeito e a solidariedade têm sido valorizados no cotidiano.
Relação pais e comunidade
A escola também deve acompanhar se a relação dos pais com a comunidade de ensino têm sido participativa, promovendo decisões mais democráticas. Aqui, se avalia ainda se a parceria tem proporcionado contribuições positivas para o aperfeiçoamento da aprendizagem como um todo.
Gestão de pessoas
Outro fator de extrema relevância é a gestão de pessoas e as condições de trabalho dos profissionais da instituição. Assim, o diretor deve fazer um levantamento da quantidade de funcionários, do nível de formação dos professores e da estabilidade da equipe escolar.
Gestão de processos
O indicador de processos considera uma série de aspectos do cotidiano da aprendizagem e a eficiência dos diversos setores no apoio direto e indireto na construção dessas aprendizagens. Por exemplo, é possível visualizar como está sendo feita a gestão e o acompanhamento dos índices de resultado dos alunos e organização das áreas da escola.
Infraestrutura e resultado
Por fim, os indicadores da infraestrutura e dos resultados abordam tanto os fatores materiais quanto os referentes à resposta dos estudantes diante da metodologia implementada. Com isso, o diretor verifica quais são os setores que mais necessitam de investimento, a fim de que a prática pedagógica ocorra de modo mais igualitário, justo e democrático possível.
Caso você tenha dúvidas em relação a como implementar os indicadores de qualidade escolar na sua escola, saiba que uma plataforma especializada para realizar as análises é uma ótima solução.
A Travessa Educacional é uma consultoria de baixo custo que apresenta um alto índice de retorno, e nosso maior compromisso é atender às necessidades mais urgentes das escolas, possibilitando melhorias contínuas e resultados positivos para toda a comunidade.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como a Travessa Educacional pode ajudar a sua instituição de ensino? Então, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!