Desde o início do século 21, a escola está em um processo de plena transformação. A implantação de novas ferramentas tecnológicas já faz parte da rotina dos alunos. Por isso, investir em recursos que promovam a motivação de equipe é essencial a essa adaptação.
A gestão precisa aproveitar essas mudanças de comportamento para modificar também as técnicas de ensino e desenvolver habilidades docentes. Do contrário, os professores se veem em posição de desvantagem competitiva.
Quer saber como reduzir o impacto desses problemas na educação? Confira, agora, as melhores alternativas para melhorar a motivação de equipe e potencializar os resultados!
O que leva os professores a se sentirem desmotivados?
Um dos termômetros que indicam a desmotivação de seus educadores é o desempenho deles em sala de aula. Além disso, o nível de engajamento dos alunos também ajuda a perceber o envolvimento de sua equipe.
No entanto, alguns dos sinais que evidenciam a desmotivação estão descritos abaixo. Acompanhe!
Falta de envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos
O estilo de vida moderno impõe que ambos os pais se dediquem bastante à vida profissional. Com isso, a falta de participação deles na vida escolar dos filhos prejudica o processo educacional e o desempenho.
Em síntese, a escola se torna praticamente responsável pela educação, o que gera cobrança dos pais sobre os professores. Isso faz com que eles passem a desempenhar atribuições que vão muito além de suas responsabilidades como educadores.
Para amenizar o impacto dessa questão (e não comprometer a motivação de equipe), a gestão escolar deve pensar em alternativas mais viáveis. Logo, é necessário incentivar os pais a participarem ativamente da vida escolar de seus filhos.
Quando os pais são mais presentes, o aluno se sente seguro — e isso reflete claramente em seu rendimento escolar.
Metodologias ultrapassadas
A juventude de hoje (e mesmo as crianças menores) domina a tecnologia de modo muito natural. Elas sabem lidar com computadores, smartphones, tablets e todo aparato digital com rapidez e eficiência.
A nova geração de estudantes está antenada com as facilidades que a tecnologia proporciona à vida moderna. Com isso, a escola precisa se adaptar a essa nova realidade e descobrir formas de prender a atenção desses alunos.
Atualmente, é praticamente impossível manter o estudante atento utilizando uma metodologia ultrapassada. A liderança precisa perceber que os métodos utilizados há cinco anos já não atendem, hoje, a expectativa dos alunos da geração Z.
Por isso, é essencial o investimento em cursos de capacitação e de atualização de professores. As aulas dependem de métodos mais criativos, de atividades interativas e que sejam mais próximas da realidade dos estudantes.
Desinteresse dos alunos
A falta de inovação e de adaptação aos novos métodos de ensino contribui para o desinteresse dos alunos pela escola. As falhas no acompanhamento das famílias desmotivam o filho e reduzem o envolvimento dele com as tarefas escolares.
Assim, os estudantes veem a escola simplesmente como uma obrigação. Isso é preocupante, pois o ideal é que o aluno a veja como um caminho necessário ao aprendizado que o projetará para o futuro.
As consequências desse desinteresse são diversas. No entanto, essa situação concorre para falta de expectativa futura, o desrespeito ao educador, a defasagem no rendimento e a evasão escolar. Esses fatores influenciam a desmotivação dos professores.
Como melhorar a motivação de equipe e potencializar os resultados?
Algumas estratégias podem representar viabilidade de solução para incentivar a sua equipe de professores. Confira!
Priorize uma gestão transparente
Sua equipe produzirá mais se trabalhar em um ambiente com uma gestão confiável, ética e transparente. Instituições que priorizam uma administração prática e humanizada melhoram o clima organizacional e potencializam os resultados.
Dessa forma, os docentes estarão mais engajados e se sentirão parte importante de um projeto — e não como uma mera peça de engrenagem. Uma gestão de qualidade favorece o envolvimento e elimina as razões que sustentam a falta de motivação dos profissionais.
Tenha uma estrutura adequada
Os alunos desse século são bem diferentes e exigentes. Eles têm uma postura mais ativa e são extremamente ligados aos recursos tecnológicos. Para despertar o interesse deles, é fundamental o uso de recursos inovadores, que tornem a aprendizagem mais dinâmica.
Por isso, é essencial que o professor utilize ferramentas adequadas. Mesclar recursos lúdicos e tecnológicos pode prender a atenção dos estudantes e tornar a aula mais atrativa.
Adote um sistema disciplinar eficiente
A maioria das razões que deixam os professores frustrados — e que concorre para a desmotivação do grupo — está associada à dificuldade de impor disciplina. Os constantes conflitos em sala elevam o nível de estresse e diminuem a motivação.
Mantenha um diálogo aberto
Acompanhar o trabalho desses profissionais mais de perto é essencial para otimizar a comunicação com eles. A liderança precisa identificar os aspectos que necessitam de melhoria, mas é fundamental manter um diálogo aberto e mostrar-se disponível para auxiliar no que for preciso.
Ofereça salários e benefícios satisfatórios
Para assegurar maior engajamento com os propósitos da escola, o educador deve receber uma remuneração adequada. Os vencimentos precisam ser compatíveis com as necessidades deles.
Oferecer vantagens extras (como premiações por desempenho) é uma tática que contribui para aumentar a motivação de equipe.
Qual o impacto da motivação na missão do educador?
Mediante a realidade educacional, buscar meios de manter a motivação de equipe é essencial em diferentes aspectos. A liderança precisa investir em recursos que sinalizem maiores possibilidades de os educadores cumprirem a missão institucional.
A questão motivacional impacta o desempenho, já que a postura do professor interfere bastante na vida escolar dos alunos. Apesar das inovações tecnológicas (e das mudanças comportamentais da nova geração), a figura do mestre ainda exerce influência considerável na sociedade.
Tendo isso em vista, trabalhar a motivação de equipe é um dos aspectos mais importantes para alcançar os objetivos educacionais, principalmente aqueles que vão além do simples papel de transmissão do conhecimento.
Hoje, a docência exige características diferenciadas: o direcionamento de crianças e jovens para um aprendizado e uma postura que permitam a construção de uma sociedade melhor.
No entanto, o professor precisa de motivação para desempenhar esse papel tão importante. Alcançar essa meta é possível, sim. Mas exige a prática de novas metodologias de ensino, o engajamento dos gestores e a ativa participação da família na vida escolar dos filhos.
Por fim, para superar esses desafios, a escola precisa investir em recursos de gestão e em novas práticas que promovam a motivação de equipe. Diretores, coordenadores, pedagogos e orientadores também devem fazer parte dessa investida e apoiar os professores nesse processo de mudança.
Agora é com você: teria alguma opinião diferente sobre o assunto? Comente aqui no post e participe de nossas publicações!