Se olharmos com atenção para o cenário socioeconômico do país, fica fácil perceber como a retenção de alunos se tornou algo tão importante quanto o investimento em captação para atrair matrículas.
Nos dias atuais, é grande a rotatividade de alunos nas escolas de educação básica. Hoje, assistimos um grande número de estudantes mudando de instituição ao longo do percurso escolar. Alguns ficam apenas um ou dois anos em uma escola e, depois, mudam para outra. Há os que fazem a transferência no meio do ano letivo.
Os motivos da rotatividade são muitos. Neste post entenderemos quais são eles. Vamos conversar sobre o conceito de retenção de alunos e por que isso ganhou importância na gestão. Acompanhe!
O que é a retenção de alunos?
A equipe gestora de uma instituição de educação básica sempre espera que seus alunos cumpram todo o percurso escolar sob seus cuidados, não é mesmo? Contudo, o que vemos hoje é um processo de ensino-aprendizagem marcado por rotatividade. Em função do cenário adverso, a retenção de alunos tem se tornado uma estratégia urgente de ser implementada nas escolas.
A retenção de alunos se refere exatamente a um conjunto de ações que favorecem e garantem que os estudantes consigam vivenciar todo o percurso escolar na mesma instituição de ensino.
Por que a retenção é importante?
A retenção de alunos é um trabalho muito importante de ser realizado porque a rotatividade de estudantes compromete profundamente o processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes que trocam frequentemente de instituição tendem a apresentar dificuldades de aprendizagem. Isso ocorre em função da mudança dos métodos, dos materiais didáticos, em função da adaptação social etc.
Sendo assim, o estudante que fica por muito tempo na mesma instituição costuma ter maior probabilidade de sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Com a convivência diária e duradoura, ele desenvolve mais laços socioafetivos, extremamente necessários para o desenvolvimento integral do aluno.
Quais são os principais fatores que levam a família a tirar o filho da escola?
Saber os motivos que fizeram o aluno mudar de escola é um grande desafio. Há diversas razões para isso. A questão financeira é a mais recorrente, mas também há a falta de afinidade com o projeto político-pedagógico da instituição, os problemas de adaptação etc.
A escola precisa centrar esforços para compreender essa situação e identificar os reais motivos. Só assim é possível trabalhar a retenção de alunos com eficiência.
Quais práticas podem ser adotadas?
O trabalho de retenção de alunos deve ser constante e precisa começar antes mesmo da matrícula. É muito importante expor aos alunos e a seus familiares como são a escola, os projetos, as metodologias de trabalho, os processos avaliativos, os espaços etc. Eles devem estar cientes das características do ambiente onde vão frequentar e estudar.
A seguir, listamos algumas estratégias que podem ser trabalhadas pela equipe gestora. Confira!
Saber quem são os alunos
Assim como os alunos devem conhecer a escola, esta, por vez, também precisa conhecer o aluno que vai acolher, conhecer suas demandas, suas especificidades para um atendimento mais acertado e seguro.
Prestar atenção nas necessidades deles
Conhecendo bem o aluno, fica mais fácil identificar suas necessidades para construir um relacionamento com fortes vínculos. Isso favorece a cumplicidade entre ambos e ajuda muito na hora de definir estratégias mais assertivas.
Oferecer soluções para pendências financeiras
A questão financeira costuma ser a que mais influencia na decisão de mudar de escola. Cabe à equipe gestora se esforçar em encontrar soluções que atendam as famílias que atravessam momentos difíceis. A oferta de bolsas de estudo e descontos pode ser uma boa solução. Para os inadimplentes, vale uma conversa franca com oferta de facilidades para acertar o débito.
Investir na comunicação
Investir na comunicação pode ser a chave para as estratégias citadas acima. É pela comunicação direta e eficaz que a escola vai estreitar o relacionamento com os alunos e seus familiares. A dica aqui é incrementar os canais de diálogo e investir nas redes sociais.
O que achou dessas estratégias de retenção de alunos? Aproveite para acessar outro artigo do com ótimas dicas para receber alunos no meio do ano letivo. Aproveite!