Em qualquer ramo, busca-se a redução de custos e a diminuição de despesas, com o objetivo de manter as contas em ordem e organizar a gestão financeira de uma instituição. Porém, pensar maneiras de controlar os gastos sem reduzir a qualidade do serviço prestado pode ser um desafio!
O estudo não é um produto, mas sim um serviço de longo prazo, que exige responsabilidade e, por isso, é importante ter muito cuidado ao pensar em cortes de despesas. Uma boa gestão financeira deve ter foco no aprendizado do aluno e, ao mesmo tempo, atuar em diversas frentes.
Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer algumas formas de economizar recursos e reduzir custos na sua escola. Confira!
Conte com a ajuda de uma consultoria de gestão escolar
Uma consultoria de gestão escolar de qualidade auxilia a direção de escolas nos projetos institucionais, inclusive nas questões financeiras. Com o desenvolvimento de um plano de gestão, por exemplo, é possível traçar metas de redução de custos.
A equipe poderá ajudar, e muito, no controle de gastos. Por meio de uma análise global, os consultores entendem em quais pontos estão as maiores saídas de valores e como a economia pode ser administrada no dia a dia da instituição, realizando um planejamento orçamentário e pedagógico adequado.
Otimize os processos
Quando o assunto é reduzir custos, a ineficiência das atividades organizacionais pode ser um grande problema. Quanto mais eficazes forem os trabalhos, menos a instituição gasta com energia elétrica, horas extras e, até mesmo, com o número de funcionários.
Um erro muito comum, ao tentar restringir os gastos, é se preocupar exclusivamente com o que consome dinheiro diretamente. Entretanto, melhorar os fluxos de tarefas para simplificar a rotina dos funcionários é uma ótima forma de economizar tempo e, consequentemente, dinheiro.
Nesses casos, a tecnologia pode ser uma grande aliada de gestores e professores. Nesse sentido, um software de gestão escolar é uma ótima ferramenta para realizar o controle financeiro da instituição, além de otimizar o lançamento de notas, realizar o controle de faltas e o monitoramento da inadimplência.
Outra possibilidade é apresentar, ao corpo docente, algum método de organização pessoal. Assim, eles podem focar em desenvolver trabalhos mais eficientes.
Analise os seus custos atuais
É fundamental entender exatamente como e com o que a sua instituição está gastando. Dessa forma, é possível criar estratégias e monitorar a redução de custos — tendo em vista que muitos gastos podem surgir justamente pela falta de controle das despesas.
Nesse sentido, é importante registrar todos os custos e fazer a sua análise por categorias. Assim, os gestores podem descobrir quais setores e atividades da instituição estão consumindo mais recursos do que deveriam. A partir dessa avaliação, é possível definir de que forma e em quais pontos a economia pode ser feita.
Além de medidas diretas visando a redução de custos, é preciso que a instituição desenvolva uma construção de processos que seja eficiente em todos os setores — financeiro, administrativo ou pedagógico. Se todos esses campos não apresentarem processos bem definidos, não haverá um bom desempenho e, consequentemente, não será possível reduzir os gastos.
Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de complementar a leitura e tirar todas as suas dúvidas sobre o que é um serviço de consultoria educacional!