Para gerenciar uma instituição, seja de ensino básico ou médio, é preciso ter conhecimento e controle dos indicadores educacionais. Esses dados ajudam a identificar quais pontos estão funcionando adequadamente e quais precisam ser melhorados dentro do planejamento anual.
A fim de promover uma compreensão ampla do cenário do colégio, existem quatro diferentes categorias de indicadores educacionais: os estratégicos, os de sala de aula, os de desempenho dos professores e os nacionais.
Quer melhorar a visão sistêmica e entender melhor os caminhos percorridos pela escola? Então, acompanhe este conteúdo para descobrir as principais métricas a serem acompanhadas e como cada uma pode ajudar no gerenciamento. Continue a leitura!
Indicadores estratégicos
Esses dados servem para monitorar a saúde financeira e a capacidade da escola em criar vínculos de fidelização com os estudantes e seus responsáveis.
Esses indicadores oferecem ao gestor escolar uma compreensão sobre o número de inscritos, a efetividade de campanhas de matrículas e das atividades para controle de evasão, além do andamento de cada aluno durante o ano letivo.
A taxa de novos alunos, a avaliação de satisfação dos discentes e docentes e o número de evasão são indicadores a serem controlados.
Taxa de novos alunos
O número de estudantes matriculados influencia diretamente no planejamento orçamentário. É preciso acompanhar a quantidade de novos alunos que são inscritos anualmente, a fim de perceber se acontece uma elevação ou uma queda.
Além do número geral, é preciso saber quais as turmas são as mais procuradas. Dessa forma, o gestor escolar poderá direcionar o investimento na campanha de matrículas, por exemplo.
Avaliação de satisfação dos docentes e discentes
Uma pesquisa de satisfação com os professores e estudantes fornece dados de possíveis pontos de melhorias. Ao propor uma pesquisa como essa, a pessoa que desempenha o papel de gerenciar a escola coloca-se como papel de ouvinte, dando espaço de fala para os colaboradores e alunos.
Essa relação é importante para motivar toda a comunidade escolar, que sente-se ouvida e representada em algumas decisões.
Número de evasão
Essa métrica está diretamente ligada à qualidade da instituição. Quando o número está elevado, por exemplo, é o indicativo de que existe alguma insatisfação por parte dos estudantes.
Por isso, é importante investir em qualidade e em alguns mecanismos que ofereçam suporte aos estudantes. Em alguns casos, por exemplo, a raiz do problema pode ser financeira, sendo necessária uma negociação ou flexibilização nas mensalidades.
Indicadores de sala de aula
Enquanto as métricas anteriores estão relacionadas a questões organizacionais e estruturais, os indicadores de sala de aula proporcionam uma visão mais específica.
Esses indicadores estão relacionados, essencialmente, ao desenvolvimento pedagógico da instituição, coletando informações sobre a frequência, média de notas e avaliação dos professores.
Frequência
A presença é essencial para o desenvolvimento acadêmico, por isso acompanhar essa métrica poderá ajudar na percepção da insatisfação ou dificuldade que os alunos possuem com determinadas matérias.
É preciso comparar o decorrer das semanas, conferir o cronograma de cada disciplina e tentar entender os motivos que fazem os estudantes se ausentarem em determinadas aulas.
Média de notas
Essa média permite o acompanhamento da evolução ou involução de cada estudante ou turma. O gestor escolar poderá fazer comparações entre turmas para avaliar o cenário e propor algumas soluções, como aulas de reforço ou plantões de dúvidas.
Além disso, é possível ter percepção sobre o desenvolvimento acadêmico de cada disciplina. Essa métrica também ajuda a perceber o nível de aprendizagem dos estudantes com o conteúdo que é lecionado e, de modo geral, com a instituição de ensino.
Avaliação dos professores
Desenvolver métricas de avaliação ajuda a compreender a eficiência e a capacidade didática de cada docente. A avaliação também aponta qualidades e possíveis pontos de melhorias para cada professor.
Tais dados ajudam a compreender o trabalho desempenhado pelos professores dentro de sala de aula. Dessa forma, o profissional responsável pela gestão escolar pode propor atividades visando a evolução profissional, como discussões e treinamentos.
Indicadores de desempenho dos professores
Tais números estão relacionados ao papel desenvolvido pelos professores dentro da sala de aula. Como está a satisfação desse profissional ao longo do ano letivo e a motivação em proporcionar um ensino de qualidade para os estudantes.
Para tanto, é preciso acompanhar a taxa de assiduidade, a capacidade de avaliar bem os alunos e a inovação didática.
Taxa de assiduidade
Um profissional que ausenta excessivamente do posto de trabalho demonstra alguma insatisfação. Portanto, é preciso ter atenção e acompanhar a participação e a presença dos professores na instituição escolar.
Além disso, a ausência de um professor afeta diretamente no cronograma escolar e pode prejudicar o desenvolvimento de alguma disciplina. Consequentemente, os estudantes serão prejudicados — o que pode gerar insatisfação.
A capacidade de avaliar bem os alunos
O professor precisa ter discernimento e atuar de maneira profissional. Ou seja, não se pode levar por julgamentos ou considerações pessoais no momento de avaliar os estudantes.
Dessa forma, o acompanhamento das médias de notas ajuda também a compreender se existe alguma questão a ser trabalhada no relacionamento entre professor e aluno. É preciso, porém, ter cuidado com essa questão, pois avaliar bem os alunos não implica, necessariamente, em dar apenas boas notas.
Inovação didática
O planejamento de aulas também ajuda a compreender a capacidade dos professores em proporcionar uma experiência educacional diferente. Tente acompanhar o andamento da disciplina, a fim de compreender quais são os recursos utilizados pelo professor para inovar em sua didática.
É importante ter em mente que os recursos multimídia auxiliam na compreensão dos alunos. Afinal, existem diferentes formas de aprendizado: cinestésico, auditivo e visual.
Indicadores nacionais de educação
Esses indicadores extrapolam os muros da escola, avaliando como a instituição escolar está posicionada em relação à qualidade de ensino e resultados em avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Essa análise é baseada nos resultados do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Dessa forma, a instituição escolar pode planejar ações efetivas direcionadas às necessidades dos estudantes, aumentando a qualidade de ensino.
O controle e a análise dos indicadores educacionais permitem à instituição visualizar os resultados obtidos. Dessa forma, é possível criar planos de ação para atingir objetivos ou corrigir rotas. Para garantir um uso acertado desses indicadores, é importante contar com uma consultoria especializada em gestão escolar.
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