Patrimônio escolar se refere a todos os bens móveis e imóveis que compõem toda a estrutura de uma escola. Os bens móveis correspondem a computadores, carteiras, quadros, carros, máquinas de xerox, entre outros. Já os bens imóveis dizem respeito ao prédio que a escola exerce suas atividades, quadras de esportes etc.
Ao longo do tempo, é comum que esses bens sofram danos e alterações. No entanto, é preciso tomar medidas para tornar a gestão do patrimônio escolar mais eficiente, do contrário, se tornará cada vez mais difícil oferecer aos alunos uma estrutura de qualidade que facilite o seu aprendizado.
Pensando nisso, escrevemos este artigo para mostrar a você como a gestão do patrimônio escolar deve ser feita. Continue a leitura e confira!
Como a infraestrutura de uma escola contribui fortemente para o aprendizado dos alunos?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os alunos que frequentam escolas que oferecem uma melhor infraestrutura, demonstraram uma tendência a ter melhor desempenho, em uma prova aplicada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Isso significa que uma infraestrutura de qualidade contribui para um melhor aprendizado do aluno e, consequentemente, melhora a reputação da escola perante outros pais ou responsáveis. Afinal, quem é que não quer que seu filho tenha uma educação exemplar?
Uma infraestrutura de qualidade permite que o aluno compreenda o conteúdo passado com mais facilidade. Entender em quais situações ele pode ser aplicado faz toda a diferença na compreensão da matéria.
Por exemplo, as fórmulas usadas na matéria de química geralmente são apenas “decoradas” pelo aluno para conseguir uma boa nota. Depois disso, a maioria deles esquecem de como elas funcionam. Agora, quando você tem um laboratório que permite explicar, na prática, o real sentido de cada fórmula, o conhecimento se torna muito mais realista na vida do estudante.
Por que a manutenção da infraestrutura de uma escola é tão importante quanto a manutenção de ferramentas usadas?
É extremamente difícil uma escola conseguir obter bons índices de aprendizagem quando as suas paredes estão rachadas, o pátio está sujo, as quadras não recebem o cuidado necessário, os banheiros estão em situação precária etc. É importante que você entenda que o ambiente escolar precisa estar propício para que o ensino de qualidade aconteça.
É por essa razão que a manutenção da infraestrutura da instituição se faz tão importante. O patrimônio escolar compõe a imagem da escola, por isso, a ordem e a organização precisam sempre ser mantidas. Do contrário, haverá problemas muito maiores do que apenas prejudicar a imagem da escola, mas também o bem-estar e segurança dos alunos, professores e demais colaboradores estará em risco.
Quais são as melhores práticas para os cuidados com a infraestrutura de uma escola?
Algumas práticas são consideradas indispensáveis para promover uma gestão de patrimônio escolar eficiente. As principais delas listamos aqui embaixo. Acompanhe!
Promova uma cultura de cuidados e conservação dos itens
É importante deixar claro para todos os envolvidos, tanto alunos quanto colaboradores, que o patrimônio escolar é de responsabilidade de todos e não apenas da instituição de ensino. É claro que a gestão precisa estar atenta à necessidade de reparos, por exemplo, mas isso não desobriga as demais pessoas a cuidar daquilo que é de utilidade de todos.
Incentivar uma atitude cuidado com a infraestrutura da escola é uma maneira eficiente de melhorar a relação entre profissionais, alunos e instituição. Com essa conscientização, haverá menos problemas com manutenções relacionadas ao mau uso das ferramentas, otimizando, assim, o orçamento escolar.
Realize vistorias periódicas dos materiais
Prezar pela preservação escolar é muito importante para melhorar o cuidado com a infraestrutura da instituição de ensino. Sendo assim, é indispensável a realização de vistorias periódicas dos materiais. Essa ação visa eliminar o desperdício e, com isso, reduzir os custos com manutenções ou a necessidade de ter que comprar novos materiais em razão da impossibilidade de uso dos mais antigos.
Vamos dar o exemplo da merenda escolar. É preciso analisar a situação das louças utilizadas para a confecção do alimento e, principalmente, a validade dos produtos. Dessa forma, é possível se organizar para não perder alimentos e nem ter prejuízos com eventuais multas aplicadas pela Vigilância Sanitária.
Destine uma equipe para realizar essas vistorias e estabeleça um cronograma para facilitar essa análise periódica.
Contrate um seguro de garantia para os itens da escola
A escola precisa se organizar financeiramente para não ter problemas com imprevistos que comprometam seu orçamento. Quando falamos de ambiente escolar, precisamos ter em mente que acidentes podem acontecer a qualquer momento, principalmente quando tratamos de crianças e adolescentes, que não costumam pensar muito em riscos, por exemplo.
Além disso, o seguro permite que a instituição não interrompa a sua rotina por conta de um imprevisto financeiro. Dessa maneira, a escola consegue ter estabilidade suficiente para continuar investindo na sua infraestrutura. O seguro ficará responsável por reconstruir o local sem prejudicar a rotina de estudo dos alunos.
Realize reformas periódicas nos espaços e materiais
Esperar o pior acontecer não é uma boa prática quando falamos em gestão do patrimônio escolar. Nesse momento, é importante você se conscientizar da necessidade de manutenção periódica nos espaços e materiais para conservar a infraestrutura da instituição e manter seus alunos e colaboradores seguros.
Depois de realizar as vistorias periódicas, é interessante que você identifique quais espaços precisam de reforma. Dessa forma, é possível até mesmo otimizar o planejamento financeiro da escola, uma vez que você terá tempo para angariar recursos para executar tal obra.
Com um fluxo de caixa bem administrado, existe a possibilidade não apenas de realizar reformas preventivas, mas também de investir em novos equipamentos para tornar o ambiente escolar cada vez mais propício para uma boa aprendizagem.
Realizar a gestão do patrimônio escolar não é nada tão simples. Afinal, são muitas análises rigorosas que precisam ser feitas para não colocar em risco o bom desenvolvimento da instituição. Para executar esse processo com maestria e eficiência, é sempre importante contar com o apoio de uma consultoria especializada na área educacional para evitar equívocos e transtornos futuros.
A Travessa Educacional é uma consultoria de baixo custo estruturada para auxiliar a alta direção de pequenas escolas nos projetos institucionais, na sequência de tarefas e na gestão de documentos e procedimentos.
Quer saber como podemos ajudar você na gestão de patrimônio escolar? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos contribuir para o crescimento saudável da sua instituição!