Manter o engajamento de alunos e colabores pode ser um desafio para as instituições de ensino. Muitas ferramentas e estratégias podem ser adotadas ao longo do ano letivo, a fim de garantir a participação e o entusiasmo. A gamificação na educação é uma maneira de proporcionar momentos de protagonismo, desenvolvimento de capacidades e trabalho em equipe de forma lúdica e divertida.
O lúdico é uma ferramenta importante para o processo de aprendizagem. Por meio dele, é possível proporcionar momentos de descontração e desenvolvimento, permitindo aos estudantes a compreensão de valores como empatia e respeito. Os colaboradores, por sua vez, podem ser motivados para evoluir na carreira profissional e usar a criatividade na metodologia de ensino.
Se você tem interesse de criar um ambiente de entusiasmo e aprendizagem máxima na instituição escolar, continue a leitura. Neste post, falaremos sobre como adotar a gamificação na educação e os benefícios que ela pode proporcionar.
Plano de carreira baseado em estágios
Os jogos não são limitados para as crianças. De fato, eles podem estimular pessoas de todas as idades. A gamificação é fundamental para propor desafios e instigar a vontade de superar os seus próprios limites.
Essas características podem ser utilizadas para criar um plano de carreira baseado em estágios, ajudando a incentivar o desenvolvimento e a qualificação constante dos colaboradores. Assim, a gestão escolar poderá elaborar critérios que evidenciem a evolução profissional, estimulando a superação de cada uma das etapas.
É necessário, portanto, estabelecer regras claras e deixar todo o processo transparente com os professores e demais funcionários da escola. Dessa forma, cada um poderá monitorar o próprio desenvolvimento.
Concursos e competições
Os jogos são importantes para gerar um clima de competitividade e estimular a persistência dos estudantes. Para isso, é necessário criar mecanismos de valorização acadêmica, como concursos entre turmas e projetos, de modo a avaliar o desempenho.
A instituição pode bonificar os estudantes com medalhas, adesivos e distintivos motivacionais, mostrando que eles realizaram um bom trabalho ou alcançaram um desempenho formidável em determinada matéria. Além disso, essa estratégia também é útil para incentivar os alunos a buscarem melhores resultados.
Notas por meio do lúdico
Os professores podem adotar outras maneiras de avaliar os estudantes. Em vez de nota, por exemplo, é possível estimular a realização de atividades e bonificá-los com pontos. Nesse cenário, a nota final do aluno dependerá de quantos pontos ele conseguiu acumular até o fechamento do bimestre ou trimestre.
Outra maneira de desafiar os estudantes a darem o seu melhor, é oferecer uma evolução por etapas. Por exemplo, o docente pode determinar que todos os alunos começam o ano no nível aprendiz, e o objetivo é tornar-se um verdadeiro mestre ao final do ano letivo. Para isso, cada um deles precisará acumular prêmios e pontos ao longo dos meses.
Lições de casas recreativas
Também é possível utilizar a gamificação na educação fora da sala de aula. As lições de casa podem ser atividades estimulantes, como uma caça ao tesouro, um mistério com diferentes missões ou, até mesmo, uma charada a ser desvendada.
Dessa forma, o professor consegue estimular e incentivar o raciocínio lógico por meio de exercícios que impulsionam não apenas a memória, mas também a capacidade de resolução de problemas e a criatividade.
Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia dos estudantes e colaboradores, a gamificação na educação pode ser estimulada por jogos e desafios on-line. Dessa maneira, é possível englobar a realidade do mundo para dentro da instituição escolar.
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