SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

“Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades dos clientes”.

Vicenti falconi

 

Sistema de gestão da qualidade é organizar e estruturar todos os processos da escola para garantir que todas as expectativas dos clientes sejam atingidas e/ou superadas na prestação dos serviços. Processos funcionais são desenvolvidos para integrar todas os departamentos e garantir a melhoria continua dos serviços. Os alunos da escola se destacam pelo alto desempenho, por superar as expectativas de aprendizagem, ou seja, pelos excelentes resultados.

Este resultado é fruto do sistema de gestão da qualidade. A estruturação dos processos funcionais, permite ao gestor acompanhar o desempenho geral e promover melhorias. Indicadores de desempenho são construídos para garantir a analise e verificar se todos os serviços estão sendo executados com alto grau de eficiência.

O Sistema de Gestão da Qualidade se desenvolve a partir dos seguintes princípios:

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Engajamento de pessoas
  • Abordagens por processo
  • Melhoria continua
  • Tomada de decisão com base em evidência
  • Gestão de relacionamento

 

Uma organização que trabalha com o Sistema de Gestão da Qualidade desenvolve os processos alinhados a partir dos objetivos estratégicos da instituição e através de indicadores de desempenho monitora todos os passos para garantir a alta performance na prestação dos serviços.

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Realizar a gestão sistêmica da qualidade traz grandes benefícios para instituição:

  • Aumento da satisfação e lealdade dos clientes, porque assegura que seus requisitos são atendidos;
  • Redução dos custos operacionais, através da diminuição dos custos da qualidade e aumento da eficiência, alcançado como resultado da prevenção intensificada “versus” correção (retrabalho);
  • Melhoria da transferência de conhecimento dentro da instituição;
  • Melhoria do estado de espírito e aumento da motivação dos colaboradores à medida em que eles trabalham com maior eficiência;
  • Aumento na rentabilidade.

Com a realização das avaliações externas aplicadas pelos órgãos oficiais, sendo o ENEM a mais conhecida e divulgada, os resultados das escolas passaram a ser público e comparativo, ou seja, permite comparação de resultado entre as escolas. Por isso, o Sistema de Gestão da Qualidade visa garantir a Eficácia da instituição, através da alta performance dos alunos.

  • Antonio Donizete

Com mais de 30 anos de atuação em editoras de livros didáticos, vem atuando como pesquisador e acompanhando toda evolução da educação no Brasil desde o início dos anos 90. Atualmente trabalha na Consultoria Hexa + em projetos de reestruturação de escolas para alta performance.

Formado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas – Fulda, Alemanha;

Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro, RJ;

Especialista em Inteligência de Mercado pelo IBRAMERC – São Paulo, SP

Gestor de Sistema da Qualidade – ABNT – São Paulo