SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
“Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades dos clientes”.
Vicenti falconi
Sistema de gestão da qualidade é organizar e estruturar todos os processos da escola para garantir que todas as expectativas dos clientes sejam atingidas e/ou superadas na prestação dos serviços. Processos funcionais são desenvolvidos para integrar todas os departamentos e garantir a melhoria continua dos serviços. Os alunos da escola se destacam pelo alto desempenho, por superar as expectativas de aprendizagem, ou seja, pelos excelentes resultados.
Este resultado é fruto do sistema de gestão da qualidade. A estruturação dos processos funcionais, permite ao gestor acompanhar o desempenho geral e promover melhorias. Indicadores de desempenho são construídos para garantir a analise e verificar se todos os serviços estão sendo executados com alto grau de eficiência.
O Sistema de Gestão da Qualidade se desenvolve a partir dos seguintes princípios:
- Foco no cliente
- Liderança
- Engajamento de pessoas
- Abordagens por processo
- Melhoria continua
- Tomada de decisão com base em evidência
- Gestão de relacionamento
Uma organização que trabalha com o Sistema de Gestão da Qualidade desenvolve os processos alinhados a partir dos objetivos estratégicos da instituição e através de indicadores de desempenho monitora todos os passos para garantir a alta performance na prestação dos serviços.
Realizar a gestão sistêmica da qualidade traz grandes benefícios para instituição:
- Aumento da satisfação e lealdade dos clientes, porque assegura que seus requisitos são atendidos;
- Redução dos custos operacionais, através da diminuição dos custos da qualidade e aumento da eficiência, alcançado como resultado da prevenção intensificada “versus” correção (retrabalho);
- Melhoria da transferência de conhecimento dentro da instituição;
- Melhoria do estado de espírito e aumento da motivação dos colaboradores à medida em que eles trabalham com maior eficiência;
- Aumento na rentabilidade.
Com a realização das avaliações externas aplicadas pelos órgãos oficiais, sendo o ENEM a mais conhecida e divulgada, os resultados das escolas passaram a ser público e comparativo, ou seja, permite comparação de resultado entre as escolas. Por isso, o Sistema de Gestão da Qualidade visa garantir a Eficácia da instituição, através da alta performance dos alunos.
- Antonio Donizete
Com mais de 30 anos de atuação em editoras de livros didáticos, vem atuando como pesquisador e acompanhando toda evolução da educação no Brasil desde o início dos anos 90. Atualmente trabalha na Consultoria Hexa + em projetos de reestruturação de escolas para alta performance.
Formado em Filosofia pela Faculdade de Ciências Humanas – Fulda, Alemanha;
Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro, RJ;
Especialista em Inteligência de Mercado pelo IBRAMERC – São Paulo, SP
Gestor de Sistema da Qualidade – ABNT – São Paulo