Imagine só se escola e a comunidade pudessem trabalhar juntas, em prol dos melhores resultados? Fique sabendo que isso não só é possível, como também indicado. Mas como fazer isso acontecer na prática? A resposta para essa pergunta começa com uma palavra: engajamento.
Pessoas engajadas são mais produtivas, eficazes e dispostas a ajudar. Não à toa, podemos observar uma melhoria significativa no desenvolvimento dos alunos que podem contar com o apoio dos pais ou responsáveis na realização de suas tarefas, bem como no acompanhamento de sua rotina escolar.
Para que isso aconteça, no entanto, é necessário planejamento e estratégia para encontrar as melhores opções para cada tipo de escola, comunidade, alunos e até mesmo, objetivos da equipe gestora com essa aproximação.
Quer saber mais sobre o assunto e como é possível estreitar as relações entre escola e comunidade com algumas ações simples e fáceis de serem implementadas? Continue a leitura.
Por que é tão importante aproximar escola e comunidade?
A escola tem um papel fundamental na formação pedagógica e na cidadania da criança e do adolescente. No entanto, essa responsabilidade vai além das salas de aulas e é de extrema que importância que os pais ou responsáveis complementem os ensinamentos dados no ambiente escolar.
Quando escola e a comunidade trabalham juntas e têm os mesmos objetivos, os benefícios obtidos a partir dessa união não favorecem apenas os alunos, sua família e os profissionais envolvidos, é possível ainda, estender esses ganhos aos moradores da região na qual essa escola está inserida.
Dessa forma, essa aproximação passa a ter um papel coletivo de melhoria interna, direcionada aos beneficiários diretos dessas ampliações, e externa com foco na população regional.
Como aumentar o engajamento com a comunidade escolar?
Para que essa aproximação aconteça da melhor forma, é necessário integrar a comunidade ao ambiente escolar. Isso pode ser feito a partir de ações constantes e recorrentes, desde que bem planejadas em: objetivo, comunicação e estrutura.
Mas antes de falarmos um pouco mais sobre a importância do planejamento para o sucesso dessa integralização, vamos apresentar algumas dicas que, se implementadas, podem aumentar muito o engajamento com a comunidade escolar.
Realize workshops
Workshops são uma excelente maneira de engajar a comunidade pois, ao mesmo tempo em que centralizam a atenção nos alunos por serem os condutores das apresentações, também podem atuar com foco na comunidade que absorve esse conteúdo.
É possível inovar e criar uma estrutura de workshop, que também promova a capacitação da comunidade com a apresentação de conteúdos educacionais e profissionalizantes, por exemplo.
Organize campeonatos
Campeonatos também são uma excelente ideia, especialmente quando realizados em parceria com outras escolas da região. Uma possibilidade é iniciar os jogos com disputas internas entre as classes e, posteriormente, criar uma competição aberta ao público.
Promova trocas de experiências
A troca de experiências entre alunos e comunidade, ou até entre alunos e profissionais de algumas áreas de atuação específicas pode ser uma boa ideia nos casos de escolas que tenham alunos em idade pré-vestibular, embora possa ser um tipo de evento para todas as idades.
Para os alunos, conversar com pessoas que já tenham passado por algum tipo de experiência na qual eles estejam passando no momento. Ou ainda, interagir com profissionais que já exerçam uma profissão almejada por eles, é uma forma de engajamento poderosa.
Exponha os trabalhos dos alunos
Criar exposições de tempos em tempos com os trabalhos realizados pelos alunos também é bem interessante e atrai, principalmente, os pais e responsáveis desses alunos. Essa é uma boa forma de apresentar o desenvolvimento e os resultados obtidos durante os meses que antecederam o evento.
Incentive a ocupação dos espaços escolares
Uma forma de envolver também a comunidade da região é incentivar a ocupação dos espaços escolares fora do horário de aula com oficinas culturais, por exemplo. Como nesses casos os eventos serão mais recorrentes, é preciso reforçar o planejamento para que surta os efeitos desejados e não ter problemas posteriores.
Comunique-se com os pais e responsáveis
Intensifique a comunicação com os pais, responsáveis e com a comunidade escolar de modo geral permitindo que eles também tenham voz nas decisões coletivas da escola, como: o melhor uso dos espaços ou a periodicidade dos eventos escolares.
Aceitar a opinião de outras pessoas em decisões tão importantes faz com que elas se sintam valorizadas, o que aumenta consideravelmente o engajamento.
Entenda o que a comunidade realmente quer
Por último, entenda o que de fato a comunidade espera da escola em relação aos assuntos pedagógicos e também, em relação às atividades extracurriculares. Para isso, solicite feedbacks, mantenha a comunicação (que foi nossa dica anterior) e as equipes escolares atentas às necessidades de todos os envolvidos.
Qual a importância do planejamento para aumentar o engajamento ?
Como vimos anteriormente, um bom planejamento envolve três pilares: objetivo, comunicação e estrutura. Sendo assim, precisamos levar em conta essas três questões na criação de eventos com foco em aumento do engajamento.
Para isso, precisamos entender melhor, o que cada uma dessas palavras significa nesse contexto. Acompanhe!
Objetivo
Além de estreitar relações e aumentar o engajamento, qual será o objetivo do evento? Vejamos algumas possibilidades:
- apresentar os resultados de algum projeto feito com os alunos;
- promover a interação entre pais ou responsáveis com as crianças ou adolescentes;
- mostrar as melhorias realizadas na escola;
- conscientizar a comunidade acerca de alguma necessidade identificada na região;
- promover a capacitação profissional da comunidade, entre diversas outras possibilidades.
Ter esse objetivo muito claro para todos os envolvidos, desde o planejamento até a participação, é fundamental para que as outras etapas ocorram da melhor forma.
Comunicação
Assim como a forma como a comunicação desse evento será feita nos momentos anteriores à sua realização, como: comunicados, panfletos, cartazes. E também no dia de sua realização, com a escolha da pessoa mais adequada para apresentar e conduzir os participantes.
Estrutura
Criar e organizar uma estrutura adequada para cada tipo de evento é a última etapa e é tão importante quanto as anteriores. Afinal, de nada adianta pensar e preparar com dedicação exemplar o conteúdo que será apresentado e não conseguir comportar a comunidade no momento da realização do evento.
Sendo assim, planejar e executar um evento de forma adequada exige alguns cuidados essenciais para o sucesso de sua execução. No entanto, quando feitos da forma correta, o engajamento entre escola e comunidade serão altamente beneficiados com toda a certeza.
Gostou do post, mas ainda tem dúvidas sobre como colocar essas ações em prática? Entre em contato e saiba como a Travessa Educacional pode ajudar!