É unânime, no meio educacional, o entendimento da importância das avaliações para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Esse processo avaliativo serve não só para mostrar o rendimento dos alunos, mas, sobretudo, para revelar mais sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos docentes.
Avaliar a forma como os conteúdos são trabalhados em sala de aula, seja nas explicações, seja nas atividades e provas, é necessário para garantir a pertinência da prática pedagógica.
Antes de avançarmos nessa discussão, é importante lembrar que o olhar e a postura de quem avalia as atividades pedagógicas, geralmente o gestor ou o coordenador, precisa ser sensível e respeitoso.
Com uma conversa franca, esses profissionais aprimoraram, juntos, as práticas docentes na escola e alcançam o sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Confira, a seguir, a importância desse momento e algumas maneiras de avaliar as atividades pedagógicas dos professores.
Avaliação como momento de formação
Avaliar as atividades pedagógicas do corpo docente da escola é uma ótima oportunidade de desenvolver uma ação formativa entre a equipe. É uma prática que ajuda muito a otimizar as atividades que são realizadas, trazendo boas consequências para o aprendizado das crianças e dos jovens.
Toda a escola sai ganhado com isso! Vamos citar algumas dicas para a equipe gestora e pedagógica realizar essa avaliação juntamente ao corpo docente. Confira!
Conteúdos pertinentes
As atividades pedagógicas propostas merecem uma atenção especial em relação aos aspectos pedagógicos e de conteúdo. Os enunciados devem ser sempre claros e objetivos em relação àquilo que se solicita do aluno.
As propostas devem ter coerência com o conteúdo que está sendo ensinado. Devem, ainda, contemplar os diferentes níveis de aprendizagem da turma.
Caso o professor proponha alguma atividade intertextual, citando outras obras, é necessário fazer a devida citação de referência. Esses aspectos ajudam a manter o aluno envolvido e comprometido.
Competências e habilidades implícitas nas atividades pedagógicas
As atividades realizadas com os estudantes precisam ser coerentes também com a concepção de ensino da instituição, ou seja, estar de acordo com o projeto político pedagógico traçado por toda a comunidade escolar.
Sendo assim, é necessário avaliar se as questões e as problemáticas propostas vão contribuir para trabalhar nos alunos habilidades e competências reflexivas, levantamentos de hipóteses, senso crítico etc.
Diagramação e estética dos exercícios
As atividades propostas em folhas impressas merecem uma atenção especial também pela estética da distribuição das perguntas e escolha das ilustrações. O cabeçalho deve conter informações claras. As perguntas propostas devem ser coerentes e eficientes. Além disso, verifique se há espaços suficientes para as respostas.
Não esqueça de avaliar se as imagens são adequadas, se não reproduzem preconceitos e modelos estereotipados. Não podemos nos esquecer de que as ilustrações também educam e formam o repertório imagético da classe!
Investimento na gestão pedagógica
Em uma instituição de ensino, a gestão pedagógica é a alma da escola. Esse setor ou departamento é o responsável por organizar e planejar todo o sistema de ensino, o currículo e os conteúdos, bem como as práticas e projetos.
Em relação à avaliação da atividade pedagógica, o setor de gestão pedagógica deve estar com o objetivo e o discurso, muito bem afinado. O norte desse trabalho é a melhoria e o sucesso da educação.
Alguns aspectos podem ser norteadores do processo avaliativo da prática pedagógica para a melhoria da gestão: análise do planejamento de aula elaborado pelos docentes, o olhar atento sobre o relacionamento da turma com o seu professor, o cumprimento de cronogramas, a criatividade em propor inovações etc.
Professor reflexivo
Criar uma rotina de avaliação das atividades pedagógicas é uma decisão acertada que a equipe de gestão escolar implementa na instituição de ensino. Trata-se de um trabalho que leva o professor a um autoexercício reflexivo de sua prática pedagógica.
Nesse processo, o professor sente-se motivado a rever seus conceitos, sua conduta, seus planos etc. Com isso, busca se reinventar em sala de aula na busca pelo próprio desenvolvimento profissional.
O trabalho reflexivo estimula práticas mais atraentes e inovadoras. Toda comunidade escolar agradece! Cabe ao gestor e coordenador encorajar e incentivar todo o corpo docente.
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