Em meio ao momento de crise econômica que o país está enfrentando, nada melhor do que dispor de estratégias para manter os alunos matriculados e ainda captar novos estudantes para a sua escola. Estamos falando de bolsa de estudos e descontos nas mensalidades, duas estratégias importantes que vão contribuir para manter e até mesmo elevar a taxa de matrícula na instituição.
Neste post, vamos esclarecer as dúvidas sobre esse assunto e dar dicas sobre como implementar a oferta de bolsa de estudos e descontos financeiros sem comprometer a receita da escola. Venha conferir!
Benefícios da oferta de bolsas
Você deve estar se perguntando como um desconto na mensalidade pode favorecer a captação de alunos e não gerar prejuízo na receita financeira da escola, não é mesmo? Acredite, pois isso é possível, sim, e vamos explicar como!
Captação de novos alunos
A oferta de bolsa de estudos e descontos é um fator decisivo na escolha da escola pelos familiares dos alunos. Muitos pais e responsáveis optam por uma instituição em vez de outra exatamente por causa do valor da mensalidade. Um desconto generoso certamente ajuda muito a adequar o gasto com educação ao orçamento familiar.
Além disso, os familiares e os estudantes se sentem valorizados ao receberem o benefício. De certo modo, isso aumenta o engajamento e estreita o laço da família com a escola, que é uma parceira muito promissora!
Retenção dos estudantes e redução de inadimplência
Assim como o desconto pode ser o critério de escolha da escola, o mesmo vale como fator decisivo para manter esse aluno matriculado ao longo do ano letivo.
Desde 2015, as escolas privadas assistem a uma evasão de alunos em função da crise econômica. Muitos migraram para as escolas públicas e outros para escolas cujas mensalidades são mais baixas.
Paralelo à evasão de alunos, assusta os gestores escolares o aumento da inadimplência financeira. Esse cenário desafiador pode ser contornado com descontos em mensalidades. Muitas famílias que sofrem inesperadamente um revés financeiro deixam de quitar os pagamentos por falta de um desconto.
Equilíbrio com o financeiro da escola
Até agora, vimos alguns benefícios que bolsa de estudos e descontos podem trazer à instituição de ensino. Entretanto, também é necessário apontar os possíveis impactos negativos que isso pode trazer.
Se não for bem planejada e calculada, a oferta de bolsa de estudos e descontos em mensalidades podem causar transtornos financeiros ao orçamento da escola. De fato, os benefícios geram uma perda de receita financeira e a escola deve ficar atenta a isso.
A primeira dica para contornar essa situação é equilibrar as contas, colocar tudo “na ponta do lápis” para ver até que ponto os descontos podem ser concedidos.
De modo geral, eles podem ser ofertados a alunos cuja sala de aula é numerosa. Sala com poucos estudantes costuma não cobrir os custos a ponto de subsidiar o desconto.
Utilização de software de gestão
O controle do rendimento financeiro da escola pode ser calculado com precisão e segurança usando um software de gestão. Esse recurso é muito eficaz e contribui bastante no processo de gestão escolar.
Por meio da ferramenta, a equipe gestora consegue definir com clareza todos os seus custos e o rendimento que espera ter com cada turma. A partir disso, é possível dimensionar a quantidade e o percentual de bolsa de estudos e descontos.
A saúde financeira da escola é fundamental para a manutenção de um processo educativo de qualidade. Tanto elas quanto as contábeis são importantes, assim como aspectos pedagógicos.
Por isso, vale ressaltar aqui que a bolsa de estudos e descontos financeiros são ótimos recursos para manter os alunos e atrair novos estudantes, mas isso exige um controle orçamentário bem criterioso. Vale a pena centrar os esforços e os investimentos nessa direção!
Gostou do post? Siga nossa página no Facebook para acompanhar nossas novidades.