Compreender como as causas da evasão escolar influenciam a sustentabilidade das escolas é essencial para direcionar estratégias mais eficazes que minimizem o reflexo dessa questão sobre a gestão financeira. Independentemente do grau de ensino, o abandono da sala de aula pode ocorrer por diferentes razões e contextos.

Tendo isso em vista, o objetivo deste artigo é apresentar um panorama sobre a evasão escolar no Brasil e apontar as principais causas que levam o aluno a desistir de estudar. Veja também quais as metodologias que podem ser empregadas pelos gestores na retenção dos alunos. Boa leitura!  

Confira o panorama sobre a evasão escolar no Brasil

Ainda que a evasão ocorra em todas as etapas dos cursos, os maiores problemas estão nas séries iniciais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), divulgou dados importantes que ajudam a perceber os maiores problemas em relação ao abandono escolar dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Os resultados revelam o panorama da evasão escolar no Brasil, de acordo com o Censo Escolar realizado entre 2014 e 2015. Para melhor compreensão do tema, observe as estatísticas divulgadas no relatório do INEP e do MEC e confira os percentuais de evasão de acordo com os níveis de ensino:

  • entre os alunos matriculados no primeiro e segundo anos do Ensino Médio, o percentual de evasão foi de 12,9% e 12,7%, respectivamente;
  • no Ensino Fundamental, a 3ª maior taxa de abandono são entre os matriculados no 9º ano: 7, 7%;
  • no Ensino Médio, o total é de 11,2% dos matriculados. Somente no 3º ano, a taxa de evasão chega a 6,8%;
  • durante seis anos ( 2007 a 2013) observou-se uma queda gradual na quantidade de alunos evadidos, mas as taxas de abandono escolar voltaram a crescer em 2014;
  • o maior índice de abandono escolar (16%) é na região Norte, no estado do Pará;
  • os maiores percentuais de desistência são entre os alunos das regiões rurais;
  • 3,8% dos estudantes do Ensino Fundamental e 2,4% dos ingressantes do Ensino Médios ingressam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante esse período.

Dados mais recentes apontaram que o índice de desistência da escola prevalente entre as famílias de maior vulnerabilidade social. Na faixa etária de 15 a 17 anos, 11,8% dos alunos mais pobres abandonaram os estudos. As informações foram divulgadas pela Síntese de Indicadores Sociais, material publicado pelo IBGE no ano passado.

Conheça as principais causas da evasão escolar

Listamos as principais razões que influenciam a decisão do aluno em parar de estudar e, consequentemente desafiam a gestão escolar. Veja quais são!

Pobreza e situação econômica desfavorável

Em nosso país, muitas famílias vivem sob uma condição social e econômica de grande precariedade. Essa realidade é um quesito determinante nas causas de evasão escolar, já que, nessas circunstâncias, os jovens pertencentes a essas famílias têm pouca estrutura para frequentar a escola.

Muitos precisam trabalhar desde cedo para auxiliar no sustento da família. Além disso, a falta de recursos para adquirir materiais didáticos ou acessar a internet, por exemplo, também desmotiva o interesse pela continuidade dos estudos.

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Baixa qualidade do ensino

A baixa qualidade do ensino, sobretudo nas escolas públicas, também é um fator determinante para a decisão de estudar ou não. Muitos alunos que frequentam o Ensino Médio, por exemplo, desistem do colégio alegando que o conteúdo das aulas — e a infraestrutura da escola — não são suficientes para projetá-los a um futuro melhor. 

Para motivar a continuidade do ensino, e incentivar a juventude à permanência na escola, é necessário investir em melhoria da infraestrutura, em tecnologia e, principalmente, na capacitação do corpo docente. A adoção de medidas focadas nesses objetivos podem fazer a diferença na realidade do ensino público e privado em nosso país.

Dificuldade no aprendizado

Problemas referentes a reprovações recorrentes e cumulativas também se configuram entre as questões determinantes das causas da evasão escolar. A repetência de ano gera diferentes transtornos, pois impacta bastante sobre a estabilidade psíquica, principalmente na autoestima do aluno. O fato de o estudante precisar repetir as séries em turmas compostas com adolescentes ou jovens mais novos que ele também eleva o risco de abandono escolar.

Distância da escola

Conforme apontado no relatório do INEP, os alunos que moram muito distantes da escola têm maior propensão ao abandono. Essa dificuldade de acesso é mais comum nas escolas dos municípios rurais. Somado ao problema da distância, grande parte dos jovens que vive nessas regiões começam a trabalhar muito cedo. Mediante isso, exige-se muito sacrifício deles para alternar trabalho na roça com escola distante, o que inclui esse fator como uma das causas da evasão escolar.

Saiba o papel dos gestores na retenção dos alunos

Ainda que o gestor escolar tenha o tempo escasso devido às diferentes tarefas que ficam sob a responsabilidade dele, o ideal é incluir em suas tarefas um acompanhamento, mais de perto, da rotina da sala de aula. Criar estratégias para conhecer melhor os alunos, principalmente aqueles que apresentam maiores dificuldades pode ajudar na retenção dos alunos.

Igualmente importante é promover ações para melhorar a formação e o desenvolvimento das habilidades do corpo docente, e dialogar, mais abertamente, com os demais funcionários da escola. Essas medidas ajudam a perceber os entraves relacionados às causas da evasão escolar e, assim, antecipar soluções mais viáveis nesse sentido.

Quando os principais problemas forem detectados, a ação seguinte é decidir as estratégias que devem ser implementadas. Procurar os familiares do aluno e propor a adoção de soluções conjuntas pode ser uma providência com grande chance de trazer bons resultados.

Como você pôde perceber, as questões que mais influenciam as causas da evasão escolar não se limitam apenas aos muros da escola. Mas a boa notícia é que há um caminho possível. Porém, o primeiro passo é a identificação das maiores dificuldades que levam o aluno a tomar essa decisão. Igualmente relevante é a gestão escolar adotar soluções mais estratégicas para sanar esse problema.

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