No processo de ensino-aprendizagem, avaliar e reavaliar as práticas são exercícios primordiais e que devem ser feitos constantemente. Quem trabalha com educação sabe que são muitos os desafios para conseguir um percurso de sucesso dos estudantes. Mais do que isso: os desafios são diários! E é a auditoria pedagógica que vai te ajudar a enfrentá-los.

É imprescindível que toda a equipe gestora esteja atenta ao rendimento escolar do aluno, às práticas docentes, às metas pedagógicas e aos projetos traçados. Tudo precisa de um olhar cuidadoso. De fato, são muitos aspectos para serem analisados sempre e com muito critério. Não é um trabalho fácil e, vez ou outra, se torna exaustivo, não é mesmo?

No post de hoje, vamos mostrar como a auditoria auxilia os gestores escolares a aprimorarem ainda mais a gestão pedagógica da escola. Acompanhe o post até o final!

O que é auditoria pedagógica?  

De um modo geral, a auditoria pode ser entendida como um exame que visa contribuir para o sucesso dos processos organizacionais de uma instituição. Ela é entendida como um exame crítico para avaliar a eficiência de serviços prestados.

A palavra auditoria é derivada do latim auditorius, que se refere à capacidade de ouvir. Há algum tempo, a auditoria se limitava às questões fiscais e financeiras de empresas. Porém, os processos auditores foram ganhando destaque e mostrando seu grande potencial de ir além, abrangendo outros setores. Foi assim que a auditoria chegou à área da educação!

No caso de uma instituição de ensino, a auditoria pedagógica busca examinar e ajustar as práticas pedagógicas, visando à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos professores e dos alunos da escola.

Ela funciona como um procedimento avaliativo para averiguar se o trabalho realizado está em conformidade com o planejamento e se as metas estão sendo alcançadas. A auditoria é um tipo de intervenção pedagógica, um diagnóstico com sugestões de soluções.

Esse modelo de auditoria privilegia a compreensão dos problemas para se buscar as soluções. Todos os aspectos auditados são devidamente contextualizados para que possam ser precisamente analisados.

Por fim, o auditor precisa ouvir, examinar, e então agir.

Como funciona a auditoria pedagógica?

Nas escolas, a auditoria pode ser feita interna ou externamente:

  • a que é feita internamente costuma ser realizada por um profissional da própria escola, o qual avalia os procedimentos e detecta as possíveis falhas ou lacunas. Nesse trabalho, o auditor deve fazer apontamentos que corrijam as distorções;
  • a auditoria externa, por sua vez, é feita por um profissional ou por uma empresa independente. Após fazer um contrato de prestação de serviço, a empresa auditora, ou o profissional, fará um levantamento e uma avaliação dos procedimentos.

Esse trabalho é feito por meio de entrevistas com os funcionários, da checagem de documentos e relatórios, do acompanhamento de práticas laborais, da leitura dos conteúdos e de avaliações e de atividades diversas, por exemplo. Posteriormente, é feita uma análise que expressa a opinião e a conclusão sobre o que foi auditado.

Por que ela é importante?

A auditoria pedagógica é muito importante porque ela ajuda a nortear o trabalho na escola, com foco no aluno, trazendo clareza sobre o que foi desenvolvido até dado momento.

Ela aponta as práticas que estão contribuindo de forma positiva, e mostra as que não estão rendendo o resultado que foi traçado anteriormente. Sua utilidade também é evidente ao apontar a direção das adequações que precisam ser feitas, isto é, quais os setores realmente problemáticos.

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Por meio da auditoria, é possível melhorar as práticas e o processo de gestão como um todo. O relatório final da auditoria pode ser aproveitado, por exemplo, para direcionar os cursos de formação continuada dos professores.

As lacunas detectadas no relatório podem servir como referencial para a escolha dos materiais de estudo e de pesquisa docente, ou até como temas para palestras, oficinas e workshops.

Quais os desafios de um processo de auditoria?

Realizar uma auditoria é, sem dúvida nenhuma, uma decisão acertada da equipe gestora. Porém, submeter a instituição a esse tipo de procedimento nem sempre é confortável. Muito pelo contrário, e vamos explicar o porquê!

A auditoria pedagógica é um processo muito desafiante, pois, quase sempre, coloca o dedo nos equívocos existentes e sugere mudanças no modo de trabalho dos profissionais. Essa situação pode gerar desconforto e um certo grau de resistência.

Mas calma! Tudo isso pode e deve ser contornado. Com diálogos abertos e esclarecedores, a equipe certamente irá se convencer da importância desse processo reflexivo e das adequações. É importante considerar o auditor um parceiro, um colaborador!

As auditorias ajudam a equipe a sair do lugar-comum, a rever as práticas, os materiais, a buscar novos caminhos para alcançar os objetivos que foram traçados no planejamento. Isso precisa ser visto com bons olhos, pois não se trata de apenas apontar culpados por algum problema!

Qual a importância do levantamento de dados?

Se tem uma coisa de que o auditor necessita para fazer um bom trabalho é de um levantamento de dados criterioso. A equipe gestora precisa dar livre acesso apara que o auditor faça uma coleta de dados completa, a fim de que seus apontamentos sejam seguros e eficazes.

Ou seja, é preciso viabilizar o acesso aos planejamentos pedagógicos, às metas traçadas, às avaliações e aos conteúdos trabalhados.

Por que é importante documentar as etapas da auditoria?

Como dissemos acima, a auditoria pedagógica ajuda a equipe a rever as práticas de trabalho. Então documente tudo!

Ao ter tudo muito bem documentado, esse processo permite que os profissionais da escola localizem, pontualmente, onde as estratégias precisam ser repensadas.

Dessa forma, é possível redesenhar o planejamento com mais clareza e exatidão. A documentação detalhada também contribui para verificar as evoluções ao longo do tempo.

Todo esse processo traz para o ambiente escolar novas e boas práticas de ensino e de organização. A auditoria pedagógica enriquece e amadurece os procedimentos organizacionais e também relacionais. Todos os setores tendem a ganhar mais transparência, favorecendo a gestão de qualidade da escola.

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