Muitas escolas brasileiras têm mudado o seu posicionamento sobre a utilização e abordagem das datas comemorativas em seus planos educacionais. O argumento para deixar de “comemorar” algumas datas na escola vai desde aspectos de igualdade religiosa até questões vinculadas à diversidade das novas composições familiares e ao desincentivo do consumo.

Podemos citar como exemplo a páscoa, que é uma data comemorativa cristã costumeiramente celebrada nas escolas. Diante dela, surge o debate acerca da laicidade no âmbito educacional. Com isso, deixar de desenvolver atividades comemorativas vem sendo entendido como um mecanismo de respeito às diferentes crenças dos alunos e pais.

Desenvolvemos este artigo com o objetivo de trazer ao debate a questão de incluir no calendário e celebrar, ou não, datas comemorativas na escola. Explicaremos o que deve ser considerado antes de tomar essa decisão e outros cuidados importantes que os gestores precisam ter ao mudar a cultura educacional da instituição de ensino. Acompanhe e entenda!

Analisar a opinião dos pais sobre o assunto

A escola tem o papel de compreender as mudanças e os anseios da sociedade, permanecendo conectada com mundo e proporcionando aos pais e alunos a possibilidade de fazer uma reflexão sobre esse cenário.

Refletir sobre as tradições proporcionando um olhar mais amplo e democrático, valorizando aspectos históricos e culturais, sem focar necessariamente em ideologias, é um meio de mudar a forma como lidam com algumas datas comemorativas.

Nesse contexto, é imprescindível pensar e discutir o assunto de forma conjunta com os pais, professores e estudantes, com o objetivo de desenvolver um senso comum a respeito de como todos os envolvidos no processo educacional se sentem em relação à abordagem dessas datas e às possíveis mudanças delas.

O cenário ideal leva em consideração a possibilidade de discutir novas formas de lidar com questões culturais, econômicas, religiosas e éticas dos estudantes e dos seus familiares, além dos princípios da própria instituição.

Outro exemplo que demonstra a importância do debate diz respeito à comemoração do dia dos pais e das mães. Muitas escolas já não comemoram tais datas tradicionalmente comerciais, pois elas desconsideram a necessidade de reforçar o consumo nos estudantes.

Por outro lado, a celebração pode ser feita no sentido mais familiar e com o objetivo de trazer os genitores para dentro da instituição escolar em um momento de compartilhamento e aprendizagem conjunta. A realização de seminários e a participação da família no seio escolar pode ser uma excelente forma de colocar em prática a comemoração.

Imagine, por exemplo, realizar um dia inteiro com atividades de aprendizagem para os estudantes e que incluem a participação dos pais? Seria, sem dúvida, uma excelente forma de estimular o fortalecimento dos laços familiares, independentemente da configuração da família na qual a criança está inserida.

O debate sobre a mudança da comemoração dos dias dos pais e das mães está atrelado às novas configurações familiares, ou ainda aos casos nos quais as crianças não têm pai ou mãe, momento em que a comemoração pode representar um dano emocional para o menor.

Assim, muitas escolas têm optado por comemorar o dia da família, no qual os responsáveis, que não precisam ser necessariamente a mãe ou o pai, compartilham aquele momento com o aluno.

Dessa maneira, é importante compreender a necessidade de oportunizar um diálogo entre todos os envolvidos, especialmente os educadores, pais e crianças. Isso democratiza e traz mais segurança no processo decisório, além de contribuir para a construção de uma escola muito mais igualitária e que pensa em aspectos sociais atrelados à formação dos seus alunos.

Avaliar como essas datas reforçam o plano pedagógico

Outro fator que deve ser analisado pelos gestores escolares é a questão que envolve a importância da comemoração das datas na formação cultural e intelectual dos estudantes.

Dias relacionados a contextos históricos e culturais podem e devem ser objeto de reflexão e diálogo, já que o seu significado traz conhecimento e impacta a formação intelectual dos estudantes, além de estimular o debate e a formação de opinião.

É natural que durante a análise em uma discussão específica, o significado e as abordagens dessas datas dependam da idade das crianças. Normalmente, para estudantes muito pequenos, os contextos históricos mais complexos fogem da sua compreensão. Já no que se refere aos estudantes mais velhos, as datas podem ser abordadas com mais profundidade, elevando o debate.

Em tal situação, é importante que os educadores e os gestores da instituição escolar busquem analisar de que forma cada uma das datas comemorativas pode servir para reforçar algum conhecimento ou valor dentro do plano educacional e formação dos estudantes.

Celebrar datas especiais dentro da escola

O que muitas escolas têm abordado em seus planejamentos pedagógicos diz respeito à necessidade de marcar e comemorar datas que representam conquistas para os estudantes, como, por exemplo, a conclusão de uma etapa dentro da instituição ou desenvolvimento de uma habilidade.

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Celebrar esses momentos é uma prática que valoriza os estudantes e os seus esforços para atingir novos objetivos. Isso reflete na formação das crianças e adolescentes e traz segurança para que elas reconheçam que estão prontas para enfrentar novos desafios.

Desse modo, ao desvincular algumas datas comemorativas do calendário da instituição e criar outras, elas integram o contexto e a realidade da comunidade escolar e apontam para mudanças que podem ser vistas como extremamente vantajosas e positivas para todos os envolvidos no processo de formação dos estudantes.

A escola tem a função de formar o aluno de forma crítica para a sociedade em um mundo completamente novo e dinâmico, por isso, refletir sobre certas comemorações é muito importante a fim de evitar a disseminação de conceitos e ideologias que podem estar ultrapassados e dissonantes das necessidades da sociedade atual.

Considerar a possibilidade de se distanciar de ideologias

Recentemente, muito tem se discutido acerca das questões ideológicas dentro da sala de aula. E quando se pensa em desvincular uma instituição escolar de datas comemorativas, até certa medida se está justamente tratando do distanciamento da instituição da defesa de ideologias.

A escola contemporânea tem a função de formar alunos integralmente, permitindo que eles saiam da escola prontos para enfrentar o mundo e tenham consciência e opinião formada com base nas suas próprias opiniões e valores.

A proposta deve ser de formar cidadãos participativos e críticos, integrados às necessidades do mundo em que eles vivem. Assim, a escola deve iniciar tal processo analisando quais são as datas comemorativas que realmente têm um significado que possa agregar na formação dos jovens.

Essa avaliação inicial já ajuda a identificar possíveis datas que não precisam permanecer no calendário escolar por suas características totalmente comerciais ou ideológicas, por exemplo.

As vantagens de continuar trabalhando datas comemorativas no âmbito escolar

Deixar de comemorar algumas datas específicas não significa, necessariamente, que a instituição deve eliminar completamente o assunto do seu calendário escolar. A ideia principal dessa mudança de comportamento está em visualizar as datas que efetivamente fazem sentido para a escola enquanto formadora de seres que farão parte de uma sociedade.

Nesse sentido, a ideia é transformar a forma como a escola lida com as comemorações, incentivando uma abordagem menos ideológica e mais formadora de opinião. Essa mudança de visão contribui para o desenvolvimento dos estudantes e o estreitamento da relação entre a escola e os pais.

Como escolher as datas comemorativas

Essa é uma das grandes dúvidas dos gestores escolares, principalmente em razão de que grande parte das comemorações inclui datas religiosas ou datas tradicionais, como o dia dos pais e das mães.

Ao analisar o calendário do ano, é possível identificar inúmeras datas que representam fatos importantes e que podem ser trabalhados dentro das escolas.

Confira alguns exemplos de datas interessantes e que podem ser incluídas no calendário de eventos das escolas:

  • Dia da Escola (15 de março);
  • Dia do Livro (23 de abril);
  • Dia do Trânsito (25 de setembro);
  • Dia da Água (22 de março);
  • Dia da Saúde (31 de março);
  • Dia da Astronomia (08 de abril);
  • Dia do Amigo (18 de abril);
  • Dia da Literatura brasileira (01 de maio);
  • Dia da Ecologia (05 de junho);
  • Dia do Frevo (14 de setembro);
  • Dia do Poeta (20 de outubro).

Esses são apenas alguns dos exemplos de datas que podem ser objeto de planejamento pelos gestores e responsáveis pelo corpo docente da escola.

As comemorações podem incluir a realização de seminários, feiras, projetos de arte, projetos de literatura, entre outros. Toda a abordagem que já é realizada tradicionalmente, pode ser direcionada para datas que comemoram questões mais culturais e históricas e não, necessariamente, datas excessivamente comerciais ou de cunho religioso.

O importante é ter em mente que a escola tem um papel muito importante na formação dos estudantes, assim, a forma como ela lida com as questões atreladas à comemoração de algumas datas, influencia de forma significativa nessa formação.

A decisão sobre o uso ou não das datas comemorativas na escola deve ser tomada de forma consciente e autônoma, considerando a participação e opinião dos professores, pais e estudantes, bem como a avaliação dos elementos mencionados ao longo deste artigo.

É importante que os gestores realizem mudanças conscientes e focadas na sua visão, missão e valores enquanto instituição de ensino. Ter clareza com relação a isso ajuda a entregar um trabalho de qualidade e alinhado com as expectativas que os pais e estudantes têm a respeito da escola.

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