Ter equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é extremamente importante para o sucesso da carreira profissional. Ainda que pareça um pouco complexo, fazer uma boa gestão do trabalho aliada à vida particular é possível, desde que se tenha uma boa organização.
Para alcançar essa meta, é preciso se dedicar a algumas coisas e renunciar outras. É necessário fazer escolhas harmoniosas para que os resultados sejam favoráveis e dentro das suas expectativas.
Se você está em busca de dicas e sugestões para equilibrar a sua vida pessoal e profissional, este é o caminho. Vamos lá?
Quando o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal está prejudicado?
Nos últimos tempos, você tem percebido que seu trabalho está dominando sua vida? Seus amigos estão ficando de lado? Muitos colegas fazem vários comentários sobre as suas horas extras no escritório?
Talvez esteja na hora de refletir um pouco mais sobre quais são seus reais objetivos na vida. Ou é o momento de analisar a necessidade de mudança na rotina e reservar mais tempo para se dedicar à família e amigos, ou apenas relaxar.
Além dessas questões, há outros indícios de que está faltando um ponto de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. São eles:
- irrita-se com muita facilidade;
- sente-se constantemente estressado;
- observa alguns sintomas de depressão;
- negligencia festas, passeios e compromissos sociais;
- começa a se sentir sobrecarregado e oprimido;
- evita conversas sobre assuntos que não sejam profissionais;
- apresenta muita dificuldade em se desligar do trabalho e relaxar;
- leva trabalho para fazer em casa à noite ou nos finais de semana;
- sente culpa por não passar mais tempo de qualidade com amigos ou familiares;
- assume compromissos constantes fora de casa ou faz longas viagens a trabalho.
Como equilibrar vida pessoal e profissional?
Selecionamos algumas dicas que podem ajudar os profissionais que se encaixam no perfil anteriormente descrito. Confira!
Estabeleça prioridades
Comece organizando a sua agenda. Tenha cuidado com ligações e com aquelas reuniões que se sobrepõem a outros compromissos. Isso acaba atrasando suas tarefas diárias e, consequentemente, exige que você fique horas a mais no escritório.
Estabelecer limites e procurar cumpri-los é uma forma excelente de mudar hábitos ou atitudes que atrapalham sua rotina. Ficar atento aos prazos semanais ou diários ajudam você a ser mais produtivo e gerenciar melhor a rotina.
Gerencie o tempo
Procure dar um pouco mais de “estrutura” aos seus compromissos sociais e gerencie o seu tempo. Otimize suas tarefas, enumere-as por ordem de importância e prioridade.
Quando você encontrar um velho amigo e receber um convite para tomar um café, em vez de falar “Vamos marcar novamente em outro dia”, determine, ali mesmo, um dia e horário e esforce-se para conseguir cumpri-lo.
Seja otimista
Quando você tem consciência das suas qualidades e é humilde para reconhecer as suas limitações, as mudanças positivas ocorrem com muito mais naturalidade.
Por isso, procure ser otimista e não desanime. Aposte em seu potencial e lembre-se de que existe uma ou mais saídas para tudo na vida. Encare as adversidades de frente sempre com a esperança de que tudo dará certo.
Aceite a necessidade de mudança
Como tudo na vida é relativo, convém destacar que uma situação de desconforto não será assim para sempre. Tanto na vida pessoal como profissional, as crises oscilam e aqueles que mantêm a calma e a serenidade prosperarão.
Para ter mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o profissional precisa ter consciência do problema e perceber a necessidade de mudança de comportamento. Do contrário, a tendência é que as complicações só aumentem, comprometendo ainda mais a produtividade no trabalho e as relações pessoais.
Seja flexível e delegue tarefas
No trabalho, converse com seu superior sobre sua carga de trabalho atual e mostre o quanto isso está te incomodando. É possível que haja outros colaboradores em sua equipe que gostariam de ter mais responsabilidades ou de testar novas habilidades e competências.
Analise a possibilidade de compartilhar algumas tarefas com esses colegas e liberar um pouco da carga imposta sobre seus ombros. Certifique-se de manter o seu gerente informado de que está delegando algumas tarefas para se organizar melhor e assegurar mais eficiência ao que você produz.
Lute por sua liberdade
Se você percebe as necessidades de alterar a rotina para ter mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, esteja certo de que já deu um passo muito importante em seu favor. A plena consciência do desequilíbrio e a vontade para mudar são essenciais nesse processo.
Às vezes, é preciso arriscar para reverter certas situações e superar desafios. Talvez este seja o momento para você seguir em frente e agir de forma diferente. Quem sabe não está na hora de declarar a sua própria independência?
Por que é importante harmonizar a vida?
Manter o foco em seus principais objetivos sem prejudicar outras áreas da vida são detalhes que fazem uma enorme diferença na sua produtividade profissional. Isso também é refletido na qualidade de vida, pensando tanto na saúde quanto nos relacionamentos.
Apesar da preocupação excessiva com questões como competitividade e necessidade de ganhar dinheiro, existe vida além do trabalho. É essencial conciliar o tempo e os objetivos para garantir uma vida mais equilibrada e tranquila. Tanto o crescimento na carreira como os ganhos financeiros podem, inclusive, acontecer de forma mais fácil ou aumentar se você conseguir equilibrar o aspecto pessoal e profissional da sua vida.
Esse pensamento vem desde a Grécia antiga, onde os sábios orientavam o povo a adotar uma divisão mais equilibrada do tempo. Eles defendiam como ideal dividir o dia em três períodos e dedicar cada um deles para as etapas mais importantes, que era a vida pessoal, o trabalho e o descanso.
A teoria ainda era sustentada pela hipótese de que o desequilíbrio em qualquer uma dessas etapas da vida provocaria um grande desperdício de tempo e de energia vital, que jamais seriam recuperados.
Harmonizar a vida pessoal e conciliá-la aos interesses profissionais continua sendo um dos grandes desafios da sociedade contemporânea. A boa notícia é que existe um denominador comum que favorece o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: a plena consciência da necessidade de mudança.
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