No mundo contemporâneo, a tecnologia está em tudo, e não é diferente com a educação. O investimento em metodologias, que fazem uso de recursos tecnológicos e mídias digitais, é uma demanda cada vez mais crescente, sendo reconhecida como tendências pedagógicas. Crianças e jovens querem aprender com métodos mais lúdicos e interativos.
É visível e notório o encantamento e a concentração deles diante do universo digital e tecnológico. É a geração millennials apontando para qual direção as metodologias de ensino devem caminhar!
Neste post, listamos as 5 principais tendências pedagógicas ligadas à tecnologia que os professores podem fazer uso na escola e na sala de aula. Aproveite!
Tendências pedagógicas em consonância com a BNCC
Antes de citar as principais tendências, é importante salientar um aspecto previsto na Base Nacional Comum Curricular. Com o objetivo de construir uma sociedade mais democrática, ética e inclusiva, a BNCC estabeleceu 10 competências gerais, que precisam permear todo processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Essas competências devem sempre estar presentes nas tendências que fazem uso da tecnologia. São elas:
-
conhecimento;
-
pensamento científico, crítico e criativo;
-
repertório cultural;
-
comunicação;
-
cultura digital;
-
trabalho e projeto de vida;
-
argumentação;
-
autoconhecimento e autocuidado;
-
empatia e cooperação;
-
responsabilidade e cidadania.
O desafio do ensino híbrido bate à porta de toda equipe pedagógica. Cabe a ela investir em formação continuada para exercer a docência contemplando essas competências da BNCC e, ao mesmo tempo, as novas tendências pedagógicas.
1. Robótica
Máquinas capazes de interagir cada vez mais com as pessoas atendendo suas necessidades. Assim é a robótica! Esse campo de pesquisa tem crescido e desperta encantamento nos estudantes. Envolvendo a física e a matemática, a robótica estimula a criatividade de toda turma.
Os alunos podem ser instigados a desenvolverem robôs que tragam contribuições às necessidades da sociedade atual, que promovam a inclusão e a cidadania. É um campo fértil para se trabalhar na escola!
2. Realidade virtual
O recurso da realidade virtual traz para os alunos a experiência da imersão, de simulações muito realistas. Essa tecnologia recria a sensação de realidade e pode render momentos únicos em aulas de história e geografia, entre outras disciplinas.
Por meio dessa tecnologia, o professor pode proporcionar ao estudante, por exemplo, a experiência de vivenciar outras épocas ou locais. É uma ótima oportunidade para se trabalhar a sensibilidade da turma.
3. Realidade aumentada
A realidade aumentada se refere à integração do mundo digital com o real. Permite ao professor e à turma explorar recursos que vão além do material didático. Fazendo uso dela, a tabela periódica, nas aulas de química, pode ficar bem mais interessante de se estudar, até mesmo para os mais avessos a esse conteúdo.
4. Blog
Na educação, há muitas maneiras de explorar o uso do blog. Esse tipo de site tem um enorme potencial pedagógico. Nele é possível, por exemplo, divulgar os conteúdos das aulas, as fotos dos trabalhos feitos pelos alunos, notícias e informações úteis etc.
Os professores também podem trabalhar com seus alunos competências que vão além da disciplina em si, como o letramento digital, uma habilidade muito importante nos dias atuais para comunicação em rede.
Outro exemplo são as possibilidades de socialização, trocas de opiniões sobre um tema relevante. O blog pode ter um campo destinado ao diálogo, permitindo que os alunos debatam. Essa é uma ótima oportunidade para o exercício da argumentação e da produção de texto.
5. Gamificação
É visível o encantamento de crianças e jovens pelo universo tecnológico dos jogos. Esse recurso é chamado de gamificação.
Os jogos digitais permitem desafios com diferentes níveis de dificuldades, o que ajuda a manter os estudantes motivados e desafiados. Para explorar todo esse potencial da cultura digital é importante investir em boas plataformas gamificadas e nos equipamentos do laboratório de informática.
A gamificação é uma das mais fortes tendências pedagógicas atuais. Ela traz muitas possibilidades para o ensino e pode, até mesmo, ajudar a captar novos alunos.
Em nossa página há um post especial sobre a gamificaçao com dicas de como usar esse recurso. Aproveite e acesse agora mesmo!